Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 29.09.2015

 Maré Alta mantém riscos de alagamentos na costa catarinense.

Persiste a condição de alagamentos nas partes baixas das cidades litorâneas de Santa Catarina, devido a maré alta. Ainda há influência da maré de sizígia que dificulta o escoamento das chuvas que ocorreram no Estado nos últimos dias.

 Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais: a Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha,  Araranguá, Laguna, entre outros.

Tabela 1 – Maré astronômica prevista pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha (DHN).  

29.09.2015 Tabela de Maré Ciram

 

Acompanhe a altura da maré em tempo real através do link:
http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=812&Itemid=490 

  

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Terça-feira (29/09): Manhã com mais nuvens e nevoeiros da Serra ao Litoral. No decorrer do dia, tempo estável com predomínio de sol entre poucas nuvens em Santa Catarina. Temperatura mais amena no início da manhã e em elevação no decorrer do período.

Sem aviso.

Sistema meteorológico: massa de ar seco em SC.

29.09.2015 Colorida

 Imagem de Satélite GOES-13 Colorida BM 29/09/2015 08h00m

  

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quarta-feira (30/09): Aumento de nebulosidade em todo o Estado, com chuva a partir do Oeste e Norte do Estado, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná. No decorrer do dia, a instabilidade desloca para sul, provocando chuva na maioria das regiões. Temperatura em pequena elevação durante o dia.

OBSERVAÇÃO: Risco de descarga elétrica (raios).

Sistema meteorológico: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando o Sul do Brasil.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quinta-feira (01/10), mais nuvens e condições de chuva a qualquer hora do dia no Litoral Norte e Planalto Norte. Nas demais regiões, nebulosidade variável com chance de algumas aberturas de sol e condições de pancadas de chuva, especialmente no período da tarde e noite. OBSERVAÇÃO: Risco de descarga elétrica (raios) associada as pancadas de chuva.

Na sexta-feira (02/10), a instabilidade se intensifica em SC, mantendo a condição de chuva em Santa Catarina, moderada a forte em alguns momentos. ATENÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios), temporais e granizo isolado. O acumulado de chuva previsto deve variar de 20 a 40 mm em média, chegando a 60 mm em algumas localidades.

No sábado (03/10), a intensidade da chuva diminui em todas as regiões e ocorrem períodos de melhoria.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

Tabela 1 – Maré astronômica prevista pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha (DHN).