PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 29.09.2018 – FMR

nowcasting

OBSERVAÇÃO 29/09/2018 – 19h27min – Vento persistente de Nordeste (50 a 60km/h) no Litoral Sul de SC, nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

____________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Chuva de segunda a terça-feira em todas as regiões!

Sábado (29/09):

Tempo: sol com algumas nuvens em SC. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, nebulosidade variável com condição de chuva fraca no fim do dia.

Temperatura: elevada em SC, alta no Oeste (30°C a 32°C).
Vento: nordeste, com variações de norte no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: alta pressão com centro sobre o oceano, favorecendo a circulação marítima (transporte de umidade do mar) no Litoral de SC.

Domingo (30/09): CHUVA E TEMPORAIS LOCALIZADOS A PARTIR DA TARDE. – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: Sol com aumento de nuvens, no decorrer do dia. A partir da tarde, pancadas de chuva com raios e temporais localizados na maior parte do Estado.

Temperatura: elevada.

Vento: nordeste, com variações de noroeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sistema: sistema de alta pressão (massa de ar quente) com centro sobre o oceano, favorecendo a circulação marítima (transporte de umidade do mar) no Litoral de SC.

Segunda-feira (01/10): RISCO DE TEMPORAIS COM GRANIZO. –  ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: do Oeste ao Litoral Sul de SC encoberto com chuva e raios na maior parte do dia, devido ao avanço de uma frente fria. Nas demais regiões, aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios na tarde e noite. Risco de temporais localizados com granizo.

Temperatura: em elevação, principalmente da grande Florianópolis ao norte de SC, sensação de ar abafado devido a umidade relativa do ar elevada, em todas as regiões.

Vento: nordeste passando a sudeste no decorrer do dia, fraco a moderado com rajadas, sobretudo do Oeste ao Litoral Sul.

Terça-feira (02/10):

Tempo: Mais nuvens e chuvisco pela manhã do Oeste ao Planalto Norte, próximo ao Paraná. Nas demais regiões no decorre do dia muitas nuvens, com pancadas rápidas e isoladas de chuva durante a tarde.

Temperatura: com pouca elevação, e declino acentuado para a época do ano à noite com o avanço de uma massa de ar frio pelo Uruguai e RS.

Vento: sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Quarta-feira (03/10):

Tempo: muitas nuvens, com nevoeiros e chuvisco pela manhã, e presença de sol no decorrer do dia. Na Grande Florianópolis e Litoral Norte nebulosidade baixa, com nevoeiros na faixa litorânea especialmente na tarde e noite entre o norte de Florianópolis e Itajaí.

Temperatura: em elevação durante o dia, sobretudo no Oeste. Temperatura baixa para a época do ano especialmente no período noturno, devido a um sistema de alta pressão (massa de ar frio) no Uruguai e RS.

Vento: sudeste e sul, fraco a moderado com rajadas no Planalto e Litoral.
_______

TENDÊNCIA de 04 a 13 de outubro de 2018

Maior parte do período com tempo firme, com predomínio de sol e temperatura amena na madrugada e elevada à tarde. Entre os dias 08 e 09/10 áreas de baixa pressão causam chuva na maior parte de SC.

Marilene de Lima – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 29/09/2018 – 15h16min – Vento persistente de Nordeste (50 a 60km/h) no Litoral Sul de SC, nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO 29/09/2018 – 11h29min – Vento persistente de Nordeste (40 a 50km/h) no Litoral Sul de SC nas próximas 3 horas.