ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 30.11.2017 – CARJR

nowcasting

ATENÇÃO 01/12/2017 – 00h59min – chuva persistente, com intensidade moderada por alguns momentos, do Planalto ao Litoral nas próximas 4 horas. (EPAGRI/CIRAM)

_________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

CHUVA PERSISTENTE NO LITORAL DE SC !

Início: 30/11/2017 às 18:00h

Fim: 02/12/2017 às 06:00h

Regiões: Litoral, especialmente na Grande Florianópolis.

Previsão: Chuva persistente entre a noite e amanhecer, acumulando totais de 40 a 60mm em média, no período de 12 horas, entre a noite de 30/11 (01/12) e amanhecer de 01/12 (02/12).

Sistema: Efeito da circulação marítima (transporte de umidade do mar favorecido na circulação de uma alta pressão no Atlântico Sul).

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

_________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Quinta-feira (30/11) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVA RÁPIDA INTENSA – RAIOS – RAJADAS FORTES DE VENTO) – RISCO DE GRANIZO ISOLADO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: mais instável, com muitas nuvens em SC e aberturas de sol. No Oeste e Litoral Sul, chuva desde o período da manhã. No Meio-Oeste, Planaltos e Vale do Itajaí, pancadas de chuva entre a tarde e noite. Na Grande Florianópolis e Litoral Norte, chuva no final do dia. Condição de temporais localizados do Oeste ao Planalto, com pontuais de chuva mais elevada no Oeste de SC.

Temperatura: mais elevada no Oeste (máxima em torno de 30°C).

Vento: Leste (Litoral) a Nordeste (interior), fraco a moderado.

Sistema: SCM (Sistema Convectivo de Mesoescala) no Paraguai influenciando o Oeste de SC. Alta pressão no mar favorecendo a circulação marítima (transporte de umidade) no Litoral.

Sexta-feira (01/12) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA NO OESTE – CHUVA PERSISTENTE NO LITORAL DE SC – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: o sol aparece com muitas nuvens em SC. No Oeste, pancadas de chuva entre a tarde e noite. No Litoral Sul e Grande Florianópolis, permanece a condição de chuva a qualquer momento do dia.

Temperatura: mais elevada no Oeste (máxima acima de 30°C).

Vento: Leste, fraco a moderado.

Sistema: Alta pressão no mar favorecendo a circulação marítima (transporte de umidade) no Litoral.

Sábado (02/12) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÕES DE BOLETINS!

Tempo: sol em todo o Estado, com maior presença de nuvens no Litoral, pelo efeito da circulação marítima. No Litoral Sul, chuva no início do dia. Na Grande Florianópolis e Litoral Norte, chuva no início e fim do dia.

Temperatura: bem elevada no Oeste.

Vento: Leste a Nordeste, fraco a moderado.

Domingo (03/12) – ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETIM!

Tempo: sol com muitas nuvens em SC. No Oeste e Planalto Sul, pancadas de chuva entre a tarde e noite, por influência de um cavado (baixa pressão) no RS.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: Nordeste a Norte, fraco a moderado, com rajadas mais intensas do Oeste ao Sul.

Segunda-feira (04/12)

Tempo: mais instável em todas as regiões. No Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte, sol com pancadas de chuva entre a tarde e noite. Nas demais regiões, céu encoberto com chuva.

Temperatura: diminui em relação aos dias anteriores.

Vento: norte virando para sul, fraco a moderado, com rajadas mais intensas no Litoral.

TENDÊNCIA de 05 a 14 de dezembro de 2017

Na maior parte dos dias, predomínio de sol em SC. Entre os dias 07 e 09/12, condição de chuva no Estado, devido à passagem de frente fria, com indicativo de chuva mais persistente no norte de SC.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil