PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – 31.12.2018 – EG

 

nowcasting

ATENÇÃO 31/12/2018 – 18:50 – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO – 31/12 16:52 – Pancadas de chuva com raios e risco de temporais isolados para Chapecó e Marema na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

ATENÇÃO – 31/12 16:11 – Pancadas de chuva com raios e risco de temporais isolados para Cordilheira Alta, Coronel Freitas e Nova Itaberaba na próxima hora. Ocorrencias ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO – 31/12 15:40 – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Oeste, Meio-Oeste e Planaltos Sul e Norte nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

__________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC – EPAGRI/CIRAM e Alertas via SMS.

diario.png

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM
Risco de temporais localizados em SC
 

Início: 31/12/2018 às 13:00h

Fim: 31/12/2018 às 21:00h

Regiões: Oeste ao Planalto.

Previsão: pancadas de chuva isolada, com raios e risco de temporal (rajadas de vento de 60 a 90 km/h e granizo). Condição de chuva moderada a forte em curto espaço de tempo, com acumulado horário de 30 mm a 50 mm, em pontuais muito localizados.

Sistema: baixa pressão no Paraguai e forte calor.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

__________________________________________________

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.  

__________________________________________________

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM   

Predomínio de sol e calor na maior parte dos dias

Mudança do tempo a partir de quinta-feira

 

Segunda-feira (31/12): RISCO DE TEMPORAIS LOCALIZADOS – ACOMPANHAR MONITORAMENTO. 

Tempo: sol com muitas nuvens em SC. Do Oeste ao Planalto, pancadas isoladas de chuva com raios entre a tarde e início da noite, com risco de temporais localizados.

Temperatura: bem elevada, acima de 30°C nas regiões catarinenses.

Vento: nordeste em todas as regiões, com variações de sudeste do Oeste ao Planalto, fraco a moderado, com rajadas mais intensas associadas a temporais.

Sistema: baixa pressão no Paraguai com cavado estendendo-se para o Sul do Brasil e frente fria no mar, altura do RS.

 

Terça-feira (01/01):

Tempo: sol com algumas nuvens em SC. No Litoral Norte e Grande Florianópolis, pequena chance de chuva fraca e isolada no final do dia.

Temperatura: permanece elevada.

Vento: nordeste em todas as regiões, com variações de leste no Litoral Norte e Grande Florianópolis, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão entre baixos e altos níveis predomina no sul do Brasil.

 

Quarta-feira (02/01):

Tempo: sol com maior presença de nuvens no norte de SC.

Temperatura: permanece elevada.

Vento: nordeste a norte no litoral, e de nordeste a noroeste no interior, moderado com rajadas mais intensas.

 

Quinta e sexta-feira (03 a 04/01): ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS. 

Tempo: mudança do tempo em SC. A chegada de uma frente fria provoca chuva mais persistente e melhor distribuída em todas as regiões, a partir da tarde de quinta (dia 03), quando é maior o risco de temporais localizados. No oeste, condição favorável para totais de chuva mais volumosos nesses dias.

Temperatura: diminui, amenizando o calor.

Vento: nordeste virando para sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas.

 

TENDÊNCIA de 05 a 14 de janeiro de 2019

Permanece a condição de chuva em todas as regiões, no início do período, devido à sistema de baixa pressão e passagem de uma frente fria no dia 08/01. Nesses dias, totais de chuva mais significativos no norte de SC. A partir do dia 09/01, retornam as condições de tempo mais seco e temperatura bem elevada para SC, com chuva mais isolada e mal distribuída.

Laura Rodrigues  – Meteorologista (Epagri/Ciram)

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190. 

  

defesa civil

Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO – 31/12 16:07 – Pancadas de chuva com raios e risco de temporais isolados para Ipuaçu e Bom Jesus na próxima hora. Ocorrencias ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO – 31/12 14:53 – Pancadas de chuva com raios e risco de temporal isolado para Caçador, Calmon, São Miguel do Oeste, Sul Brasil, Xavantina e municípios adjacentes na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.

OBSERVAÇÃO 31/12 – 12:35 – Pancadas de chuva com descarga elétrica no Oeste e Meio Oeste nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO 31/12 11:57 –  PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA MODERADA na região Meio Oeste, nas proximidades de Água Doce na próxima hora. Ocorrências ligue 199, 193 ou 190.