NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 10/05 – Frente fria causou intensos temporais no Oeste Catarinense e Grande Florianópolis na sexta-feira 09/05
Como previsto, uma frente fria avançou por Santa Catarina ao longo desta sexta-feira (09). O sistema atingiu o Oeste catarinense e áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul no início da tarde e avançou pelas demais regiões do estado no decorrer da tarde e noite. Essa evolução pode ser observada na imagem de satélite (figura 1), onde as tempestades de grande intensidade são representadas pelos tons de vermelho e preto, que indicam valores muito baixos de temperatura no topo das nuvens. Por volta das 14h00, o Grande Oeste começou a registrar tempestades severas com chuvas intensas, vendavais e queda de granizo, o que resultou em destelhamentos, queda de galhos e árvores inteiras.
| Figura 1A. Imagem de satélite (canal infravermelho) do satélite GOES-19 das 14h00, hora local.Fonte: DSAT/INPE | Figura 1B. Imagem de satélite (canal infravermelho) do satélite GOES-19 das 19h00, hora local.Fonte: DSAT/INPE |
A tabela da figura 2a apresenta as maiores rajadas de vento registradas e a figura 2b os maiores volumes acumulados de chuva nas localidades do Grande Oeste que contam com estações meteorológicas.
| Figura 2A. Maiores rajadas de vento registradas no Grande Oeste no dia 09/05/25.Fonte: INMET e EPAGRI/Ciram | Figura 2B. Maiores acumulados de chuva registrados no Grande Oeste no dia 09/05/25.Fonte: INMET, EPAGRI/Ciram e CEMADEN |
Após atuar de forma intensa no Grande Oeste, a frente fria perdeu, temporariamente, intensidade. Contudo, ao avançar para a região da Grande Florianópolis entre o final da tarde e início da noite, o sistema voltou a ganhar força, provocando novamente precipitação intensa, fortes rajadas de vento e queda de granizo, com pedras apresentando maior diâmetro em comparação às observadas no interior do estado.
Na figura 3, é possível observar a variável de refletividade (estimativa da intensidade da chuva) do Radar Meteorológico de Lontras/SC. Nela, é possível observar valores acima de 55/60 dBZ, o que indica a ocorrência de tempestades intensas na região da Grande Florianópolis entre pouco antes das 19h00 e às 22h00.
| Figura 3A. Imagem do CAPPI de 3 km (dBZ) do Radar Meteorológico de Lontras/SC às 18h47. | Figura 3B. Imagem do CAPPI de 3 km (dBZ) do Radar Meteorológico de Lontras/SC às 19h20. |
| Figura 3C. Imagem do CAPPI de 3 km (dBZ) do Radar Meteorológico de Lontras/SC às 21h07. | Figura 3D. Imagem do CAPPI de 3 km (dBZ) do Radar Meteorológico de Lontras/SC às 21h21. |
As Figuras 4a e 4b mostram os registros das maiores rajadas de vento e do maiores acumulados de precipitação na Grande Florianópolis no dia 09/05/25. Foram registrados novos transtornos associados, como alagamentos, destelhamentos e, principalmente, queda de galhos e árvores.
| Figura 4A. Maiores rajadas de vento registradas na Grande Florianópolis no dia 09/05/25.Fonte: INMET e EPAGRI/Ciram | Figura 4B. Maiores acumulados de chuva registrados na Grande Florianópolis no dia 09/05/25.Fonte: INMET, EPAGRI/Ciram e CEMADEN |
Ressalta-se que os dados apresentados são provenientes das redes de estações do INMET, Epagri/Ciram e Cemaden – instituições parceiras da SDC/SC – e, portanto, considerados oficiais. No entanto, houve registro de valores superiores em diversas outras estações não integradas a essas redes, como no caso do Aeroporto de Florianópolis, que registrou rajadas de vento de até 65km/h às 18h45.
Após as 22h00, com o avanço da frente fria em direção ao Vale do Itajaí e ao norte do estado, a instabilidade atmosférica perdeu força e a chuva passou a ocorrer somente acompanhada por trovoadas esparsas.
As tempestades registradas entre a tarde e a noite desta sexta-feira (09) apresentaram características típicas de eventos severos, com potencial para a ocorrência de microexplosões e tornados. Essas possibilidades estão sendo avaliadas pela equipe de meteorologistas da SDC/SC, especialmente em relação aos eventos registrados no Extremo Oeste e Oeste catarinense.
Acompanhe as atualizações dos Avisos e Alertas Meteorológicos no site e mídias sociais oficiais da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.
#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.