NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC – Tempestade Severa atingiu o município de São Miguel do Oeste nesta madrugada de quinta-feira (22)

Na madrugada desta quinta-feira (22), o município de São Miguel do Oeste, localizado no Extremo Oeste catarinense, foi atingido por uma tempestade severa que provocou chuvas fortes, vendavais e granizo. Esta tempestade resultou em destelhamentos, queda de árvores, danificação da rede elétrica e alagamentos em diversos pontos da cidade.
Figura 1. Alagamentos provocados pela tempestade em São Miguel do Oeste. |
O fenômeno se formou devido à atuação de uma frente fria pelo estado, condição antecipada pela Defesa Civil de SC através do aviso meteorológico e alertada posteriormente através do envio de cellbroadcast (Figura 2).
Figura 2. Alerta cellbroadcast enviado antecipadamente às 02h21, horário local, para região de São Miguel do Oeste. |
Essa tempestade em especial, sendo considerada uma supercélula (tempestade severa) se formou na região de divisa com a Argentina, e ganhou intensidade ao se aproximar dos municípios de Belmonte, Bandeirante, Descanso, São Miguel do Oeste e Barra Bonita, entre às 02h e 03h da manhã. Esta trajetória foi possível observar a partir das imagens do radar meteorológico de Chapecó Figura 3. Os tons em rosa indicam o momento onde a tempestade estava mais intensa, com maior potencial para ventos fortes e granizo.
Figura 3. Trajetória da supercélula na região do Extremo Oeste catarinense. |
Nesta categoria de tempestade severa é possível a ocorrência de microexplosões e tornados. Essas possibilidades estão sendo avaliadas pela equipe de meteorologistas da SDC/SC e pela Coordenadoria Regional da Defesa Civil, especialmente em relação aos eventos registrados em São Miguel do Oeste.