NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 25/05 – Maio se despede com frio intenso em Santa Catarina

A última semana de maio começa com tempo fechado e chuvoso em Santa Catarina, devido à passagem de uma frente fria entre a terça (26) e a tarde de quarta-feira (27), favorecendo o desenvolvimento de temporais, especialmente no Grande Oeste catarinense.
Com o afastamento do sistema, as condições para temporais diminuem e uma intensa massa de ar seco e frio avança para o Sul do Brasil, provocando uma queda acentuada das temperaturas. Entre a noite de quarta (27) e a quinta-feira (28), o frio será intenso em todas as regiões do estado, com sensação térmica ainda mais baixa no Litoral, onde o vento sopra com rajadas intensas variando entre 50 e 70 km/h.
Os modelos meteorológicos indicam temperaturas mínimas bem abaixo de 0°C nas áreas mais elevadas, especialmente entre os Planaltos e no Meio Oeste. Nestas regiões, as condições atmosféricas – com temperaturas muito baixas e umidade disponível – são favoráveis à ocorrência de precipitação invernal e até mesmo neve, especialmente na quinta-feira (28). No entanto, por se tratar de um fenômeno de difícil previsão, é importante acompanhar as atualizações meteorológicas nos próximos dias.
O frio intenso permanece até, pelo menos, o domingo (01), com temperaturas mínimas bastante baixas, entre as noites e manhãs. No Extremo Oeste, Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis serrana as mínimas variam entre 0 e 5°C, já no litoral ficam entre 5 e 10°C. Mesmo com a redução das chuvas e com predomínio de sol, as tardes seguem frias, com máximas que não ultrapassam os 20°C.
Durante todo esse período, há condições favoráveis para formação de geada ampla no estado, incluindo áreas litorâneas. No interior a condição é de geada forte e, nas regiões mais altas, há possibilidade de congelamento de pistas e tubulações.
Acompanhe as atualizações dos Avisos e Alertas Meteorológicos no site e mídias sociais oficiais da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.
#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.