Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Previsão para os próximos 5 dias (24/06)

Elaborado em: 24/06/2025 às 05:00 – N° 175/2025

Meteorologista: Nicolle Reis

TERÇA-FEIRA (24)

A terça-feira (24) será de tempo firme, predomínio de sol e bastante frio em Santa Catarina. No amanhecer as temperaturas mínimas variam entre 2 e -4°C no Grande Oeste e nos Planaltos, chegando a valores ainda menores nos pontos mais altos da Serra. No Litoral e áreas próximas o frio também será intenso, com mínimas entre 3 e 10°C. Há condições para a formação de nevoeiros e geada abrangente no estado. À tarde os termômetros não passam dos 16°C no litoral e permanecem na casa dos 7 aos 12°C no restante do estado. O risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas às baixas temperaturas, como hipotermia. 

QUARTA-FEIRA (25)

Na  quarta-feira (25) o tempo continua firme e com predomínio de sol durante a maior parte do dia. O amanhecer ainda será de bastante frio e condições para a formação de geada ampla. As mínimas variam entre 2 e -2°C no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale. Na faixa litorânea são esperadas temperaturas mínimas de 3 a 10°C. À tarde os termômetros sobem um pouco mais, ficando entre 17 e 20°C na maioria das áreas. O risco segue alto para ocorrências relacionadas às baixas temperaturas no amanhecer. No Grande Oeste, entre a tarde e a noite são esperados temporais isolados, com risco baixo a pontualmente moderado para ocorrências relacionadas.

QUINTA-FEIRA (26)

A instabilidade retorna para o estado já na madrugada da quinta-feira (26), quando há condições para temporais isolados entre o Grande Oeste, Planaltos e Sul do estado. No decorrer do dia a instabilidade ganha força e se espalha para as demais regiões. Estes temporais vêm acompanhados de raios, chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e queda de granizo. O risco é moderado para ocorrências meteorológicas. No amanhecer as mínimas variam de 5 a 12°C na maioria das áreas, com valores menores na Serra catarinense. Com a nebulosidade predominando, as temperaturas sobem pouco ao longo do dia e as máximas não passam dos 15°C no estado. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (27) a chuva ainda segue atuando no norte do estado, mas o tempo volta a ficar firme nas demais regiões. Já no sábado (28), a condição para temporais isolados retorna em todo o estado. Nestes dias as mínimas variam de 10 a 15°C na maioria das áreas e as máximas de 15 a 18°C.