Previsão para os próximos 5 dias (28/06)

Elaborado em: 28/06/2025 às 05:00 – N° 179/2025
Meteorologista: Francine Sacco
SÁBADO (28)
No sábado (28), tempo instável com chuva desde o amanhecer em todas as regiões. No decorrer da tarde, a instabilidade mais intensa se concentra nas áreas próximas da divisa com o RS, onde se forma uma frente fria que avança por SC a partir do final do dia. Por alguns momentos a chuva ocorre associada a temporais com raios, rajadas de vento, chuva intensa e eventual queda de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas, especialmente entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. À tarde, as temperaturas máximas variam entre 15 e 18°C em grande parte do estado. No Oeste e no Extremo Oeste, principalmente nas áreas que fazem divisa com o Paraná, as máximas ficam próximas dos 26°C e na Serra não passam de 13°C.

DOMINGO (29)
No domingo (29), tempo instável com chuva e condições para temporais desde o início do dia, devido a passagem da frente fria pelo estado. O risco segue moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais, como danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, destelhamentos, alagamentos e enxurradas. A partir do final do dia, a chuva se concentra entre o Planalto Norte e o Baixo Vale do Itajaí, tendendo a cessar nas demais regiões. Temperaturas declinam no decorrer do dia, baixando de 12 a 17°C no amanhecer para 7 a 12°C à noite. A exceção são as áreas litorâneas, onde as temperaturas se aproximam de 19°C. A virada do vento para sul e a formação de um ciclone extratropical no mar favorece o aumento da agitação marítima com ondas de sul entre 2,0 e 2,5m, com risco moderado para atividades no mar.

SEGUNDA-FEIRA (30)
Na segunda-feira (30) a frente fria ainda influencia o norte catarinense, mantendo as condições para chuva e temporais isolados nas áreas de divisa com o PR ao mesmo tempo em que uma nova massa de ar seco e frio, de origem polar, começa a estabilizar o tempo e a declinar as temperaturas nas demais regiões do estado. As temperaturas mínimas tendem a ocorrer à noite, se aproximando de 0°C na Serra e dos 5°C no Grande Oeste. À tarde as temperaturas máximas não passam de 15°C em todas as regiões. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais e ao frio como desconforto térmico e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Vento de sul com rajadas entre 50 e 70km/h no Litoral, mantendo o mar agitado com ondas de sul entre 2,0 e 2,5m e picos de 3,0m, com risco moderado a alto para atividades no mar.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na terça (01) e quarta-feira (02), o frio predomina em SC, de forma mais seca no Grande Oeste e com muitas nuvens e chance de chuva fraca e isolada do centro ao leste, devido a perturbações em médios e altos níveis da atmosfera associadas à circulação marítima. Não se descarta inclusive a ocorrência de chuva acompanhada por granizo.
