Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 04/08 – Semana com chuva e tempo fechado em Santa Catarina

A semana será marcada por tempo nublado e com chuva em toda Santa Catarina, devido a atuação de duas frentes frias no decorrer do período. 

A frente fria que avançou pelo estado no fim de semana continua influenciando o tempo entre segunda (04) e terça-feira (05), deixando os dias mais fechados e com chuva fraca a qualquer momento. 

A passagem do sistema provoca agitação marítima nas regiões costeiras entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, com ondas entre 2,5m e 3,0m, porém traz um risco moderado em relação ao evento da semana anterior. 

Na quarta-feira (06), a frente fria se afasta para alto mar e as condições para chuva e agitação marítima diminuem, porém o céu permanece com muitas nuvens. 

na quinta-feira (07) o tempo muda novamente com o avanço de uma nova frente fria. Entre a tarde de quinta e a manhã de sexta (08), as instabilidades avançam pelo estado, favorecendo o desenvolvimento de temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa, aumentando o risco para alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica. 

Ao longo da sexta-feira (08), o risco diminui gradualmente com o afastamento das instabilidades em direção ao alto mar. A tendência para o final de semana é de tempo firme e com presença de sol, porém as temperaturas ficam mais baixas com a entrada de uma massa de ar seco e frio.

Acompanhe as atualizações dos Avisos e Alertas Meteorológicos no site e mídias sociais oficiais da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. 

#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.