Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Setembro começa com tempo instável e risco de temporais em Santa Catarina

Previsão indica chuvas frequentes e tempo úmido, com sensação de abafamento. Foto: Divulgação / SPDC

A primeira semana de setembro será marcada pela presença do sol, mas também pelo tempo instável no estado, sobretudo no Litoral e no Grande Oeste. Chuvas e temporais isolados com risco moderado para ocorrências relacionadas às condições meteorológicas são esperados até o fim da semana. Já as temperaturas ficam elevadas em boa parte do estado, com sensação de abafamento e máximas próximas dos 30°C até a quarta-feira (03), especialmente no Grande Oeste e Litoral Sul.

Entre o Litoral Norte, a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e parte dos Planaltos, a circulação marítima intensificada pela instabilidade em médios níveis provoca chance de chuva a qualquer momento da segunda-feira (01). No Grande Oeste, é o calor combinado à umidade e à atuação de uma frente fria que favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados. Essas condições se estendem até o final da terça-feira.

Além disso, entre segunda e quarta-feira (03), há um Aviso vigente para a condição de rajadas de vento entre o Meio Oeste e o Planalto Sul, com velocidade média entre 30 e 40km/h e rajadas de 50 a 70km/h. Essa condição também ajuda a manter o mar agitado no Litoral Sul.

A partir de quarta (03), a instabilidade mais intensa se posiciona sobre o Rio Grande do Sul, com a formação de uma nova frente fria. Assim a chance de chuva fica mais restrita às áreas de divisa com o estado gaúcho, atingindo o Extremo Oeste no decorrer da manhã da quinta (04). Na sexta-feira (05), a chuva ampla atinge todo o estado, com risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos à rede elétrica.

A semana termina com declínio brusco das temperaturas e ainda com chuva frequente no Litoral e áreas próximas. No restante do estado, o tempo deve ficar estável.

A Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina recomenda atenção redobrada durante temporais, evitando se abrigar próximo a árvores, placas ou fiações elétricas. Em caso de chuva intensa, não atravesse ruas alagadas ou pontes submersas. As atualizações dos avisos e alertas meteorológicos podem ser acompanhadas diariamente nos canais oficiais da Secretaria.