Defesa Civil de Morro da Fumaça ganha aliada na prevenção de desastres ambientais

Instalação de estação meteorológica, reforça capacidade de monitoramento e resposta frente a eventos climáticos extremos
Morro da Fumaça passa a contar, a partir desta semana, com uma estação meteorológica que foi instalada no município pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC). O equipamento irá monitorar, em tempo real, temperatura, chuva, direção e velocidade do vento, além de umidade e pressão atmosférica. Os dados da estação serão utilizados, prioritariamente, nos serviços de previsão de fenômenos meteorológicos extremos, desenvolvidos pela secretaria, com o objetivo de fortalecer a capacidade de previsão e resposta da Defesa Civil estadual e municipal.
O prefeito de Morro da Fumaça em exercício, Davi Pellegrin, afirma que a instalação da estação é um avanço importante para o município. “Em um cenário de mudanças climáticas e aumento da frequência de eventos extremos, investir em tecnologia e prevenção é essencial. Este equipamento permitirá um monitoramento mais preciso, contribuindo diretamente para a segurança da nossa população. Nosso agradecimento ao Governo do Estado por essa colaboração, que amplia a capacidade de atuação integrada entre o Estado e o município”.
Acompanhando a instalação, o coordenador de Defesa Civil da Região Carbonífera, sargento Laercio Pedroso, destacou a importância da ampliação da rede de monitoramento meteorológico na região, ressaltando que dados locais confiáveis não só fortalecem a resposta do município, mas também contribuem diretamente para a proteção e planejamento das cidades vizinhas. “Essa iniciativa fortalece o trabalho em rede que estamos construindo na Região Carbonífera. Cada novo ponto de monitoramento representa uma ferramenta a mais para antecipar riscos e orientar as equipes locais com maior precisão. É uma ação estratégica que reforça nosso compromisso com a prevenção e com a segurança da população, especialmente em áreas mais vulneráveis”.
Já o coordenador da Defesa Civil fumacense, Natan Felipe Souza, explica que a chegada da estrutura representa um importante progresso no trabalho de monitoramento e resposta. “Com dados atualizados em tempo real, teremos mais agilidade para emitir alertas, tomar decisões e atuar de forma preventiva, reduzindo riscos à comunidade local. É uma ferramenta fundamental que se soma aos nossos esforços para tornar Morro da Fumaça um município cada vez mais resiliente”. Destaca ainda que, após a instalação, o equipamento já entra em funcionamento, mas permanece em período de testes por 90 dias. “Após a montagem da estação, os sensores começam a captar dados imediatamente. No entanto, é necessário um período de calibração e avaliação para verificar se estão funcionando corretamente e se a área está adequada para as medições”, completou.