Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Defesa Civil recebe curso sobre barragens

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 25, mais uma edição do “Hora do Conhecimento”, curso de assuntos técnicos ofertado pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC) aos funcionários. Nesta edição, o professor palestrante foi Rogério Bonini Ruiz, engenheiro especialista em barragens. A iniciativa é organizada pela Diretoria de Gestão de Risco e Adaptação Climática, vinculada à Gerência de Capacitação e Ensino. 

Rogério é um conhecido de longa data da Defesa Civil e, recentemente, fez parte da equipe de vistoria do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) das barragens de Taió e Ituporanga. O engenheiro considera as barragens de Santa Catarina muito boas, mas alerta para a necessidade constante de manutenção do equipamento. “É preciso olhar permanentemente para a condição das barragens, é preciso ter um plano de instrumentação de recolhimento e análise de dados para garantir a longevidade das estruturas”, explicou o professor. Ele elogiou também o projeto da barragem que será construída em Botuverá, que vai ajudar na prevenção de cheias na região do Alto Vale catarinense. 

Durante a palestra, Rogério abordou a relevância do aumento populacional e o peso sobre as estruturas de contenção, os cuidados com a natureza e como a incidência da atividade humana tornou eventos climáticos extremos mais constantes. “Não chove mais hoje, chove a mesma quantidade num período menor de tempo, então o volume de água que cairia em um dia, cai em poucas horas, o que sobrecarrega os sistemas de drenagem”, comentou. 

O professor finalizou falando sobre segurança nas barragens, lembrou os casos de Brumadinho e Mariana, ambos em Minas Gerais, e reforçou a necessidade de se respeitar os cálculos feitos para aquela estrutura e os cuidados no período de planejamento da construção. “Numa barragem como Itaipu, por exemplo, você calcula, estatisticamente, qual seria o pior cenário de chuvas em 10 mil anos”, esclareceu o professor. 

Caroline Margarida, gerente de Capacitação e Ensino da SPDC, foi a responsável pela organização do evento e fez a abertura e apresentação do professor convidado. Ela conta que o projeto “Hora do Conhecimento” existe desde 2018 e promove capacitação e atualização presencial para quem trabalha na sede da Defesa Civil de Santa Catarina e on-line para as demais Coordenadorias Regionais por todo o Estado. “Na pandemia a gente continuou o projeto on-line e desde então a gente tem essa opção para quem está lotado no interior do Estado e em casos de palestrantes de fora que não possam comparecer presencialmente”, explicou a gestora. Caroline complementou reforçando a importância de cursos de formação para o corpo de servidores da SPDC. “Nosso objetivo é trazer especialistas para fazer a atualização do conhecimento e a formação continuada dos servidores internos”.