Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Defesa Civil recebe alunos de Morro da Fumaça

Turmas de oitavo ano das escolas Olívio Recco, Pietro Maccari, Maurina de Souza Patrício e Vicente Guolo de Morro da Fumaça, na região Sul do Estado, estiveram na tarde desta quarta-feira, 02, na sede da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC).

Formados pelo Programa Defesa Civil na Escola (PDCE), os estudantes agora integram o Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil (NEPDEC) e ajudam a orientar os colegas mais novos sobre os cuidados e as ações importantes na prevenção de desastres naturais.

Integram o PDCE práticas de instrução dos alunos, materiais didáticos para o corpo discente e docente, colete da Secretaria, indicando a participação no programa, curso de formação para professores, entre outras ações. Após completar o conteúdo do programa, os alunos realizam uma formatura.

Formada pelo curso de docentes da Defesa Civil, a professora de ciências da Escola de Ensino Básico Olívio Recco, Nelma de Aguiar, aprovou a experiência, de acordo com ela, “a gente aprende muita coisa também, não só os alunos”. Foi a terceira vez que ela acompanhou uma turma na visita à sede da Defesa Civil. Para ela, é visível a diferença de comportamento dos estudantes depois de conhecer mais do trabalho da SPDC. “Eles começam a se interessar pelo assunto, veem a previsão do tempo, se cadastram para receber alertas da Defesa Civil. Eles tem a percepção do risco e aprendem como minimizar esse risco”, contou a docente.

De acordo com Regina Panceri, gerente de Educação e Pesquisa da SPDC, “o Programa Defesa Civil na Escola já conta com 2 mil professores e 80 mil alunos formados, ou em formação. É uma política de educação bastante completa e apontada como referência pela Secretaria Nacional de Defesa Civil” destacou.