Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Defesa Civil aumenta a rede de monitoramento dos rios no Meio Oeste 

Instalação de estações hidrológicas e meteorológicas ajudam a mapear as cidades e prevenir maiores danos em casos de crise climática

Mais uma estação hidrológica foi instalada pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC). A nova estrutura está instalada na ponte do Rio do Peixe, que divide os municípios de Joaçaba e Herval D’Oeste, no Meio Oeste catarinense. 

O investimento faz parte de um planejamento da SPDC de instalar 130 novas estações de monitoramento fluvial, que vão observar e colher informações sobre a quantidade de chuvas e a altura dos rios pelo Estado. O objetivo é concluir as instalações até o final deste ano.

Joaçaba e Herval D’Oeste juntam-se à Capinzal, que também já recebeu uma nova estação hidrológica. Além das novas estruturas de monitoramento dos rios, outras três cidades já receberam estações meteorológicas, que vão observar e colher dados sobre o impacto das chuvas nas cidades, além de monitorar o comportamento dos ventos, temperaturas, entre outras informações. Nas próximas semanas, novos municípios também terão implantadas as estruturas de monitoramento. 

De acordo com David Azevedo de Souza, coordenador regional da Defesa Civil em Joaçaba, as novas estações de monitoramento vão proporcionar uma melhor vigilância sobre possíveis situações de risco nos municípios. “Estas estações são importantes para que a Defesa Civil tenha mais condições de atender a população antecipando as situações de crise causadas por eventos climáticos extremos. É um investimento na segurança e na qualidade de vida da nossa população”, avaliou. 

Todas as estações hidrológicas contam com câmeras, sensores, réguas para medição dos rios, alimentação por paineis solares e baterias, além de transmissão de informações em tempo real via satélite.