Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 13/10 – Semana com temperaturas altas, sensação de ar abafado e chuva frequente em SC.

Meteorologistas: Francine Sacco e Caio Guerra

Elaborado em: 13/10/2025

Semana com temperaturas altas, sensação de ar abafado e chuva frequente em SC. No Litoral, associada principalmente à circulação marítima e no Grande Oeste ao calor e instabilidade em diversos níveis da atmosfera.

Nesta segunda-feira (13), variação de nebulosidade e condições para chuva fraca/moderada no interior do estado na manhã e início da tarde. Entre a tarde e à noite, há condição de trovoadas isoladas no norte do estado.

Na terça-feira (14), a instabilidade se afasta do estado e um sistema de alta pressão deixa o tempo estável com presença de sol em todas as regiões. A agitação marítima aumenta entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, com ondas de sudeste/sul entre 2,0 e 2,5m e picos mais altos em alto mar. 

A partir da tarde/noite de quarta-feira (15), a instabilidade e a chuva retornam ao estado. No Litoral, há condição de chuva fraca em função da circulação marítima. Já no oeste, a chuva vem na forma de pancadas com temporais isolados, por causa do calor e perturbações em diversos níveis da atmosfera. 

Na quinta-feira (16), tempo instável com condições para chuva a qualquer momento do dia do Extremo Oeste aos planaltos, ainda por influência de perturbações em diversos níveis da atmosfera combinadas ao calor e umidade disponível. Nas áreas mais próximas do Litoral, a chuva chega mais para o final do dia e de forma mais branda. 

Na sexta-feira (17), a formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil, concentra umidade, calor e instabilidade. Em SC, há condição para chuva e temporais, que começam no período da tarde, de forma bem isolada, e se estendem pelo sábado (18) com a chegada da frente fria em SC. 

Acompanhe as atualizações dos Avisos e Alertas Meteorológicos no site e mídias sociais oficiais da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. 

#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.