Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Alunos de Jaborá se formam no Programa Defesa Civil na Escola 

Solenidade marca a conclusão do curso de formação e reforça o compromisso dos estudantes com a multiplicação dos conhecimentos aprendidos.

Alunos da Escola Básica Municipal Alberto Bordin, de Jaborá, no Meio Oeste catarinense, celebraram a conclusão do Programa Defesa Civil na Escola (PDCE). A formatura contou com a presença de estudantes, professores, além de servidores e do Radar, mascote da Defesa Civil. Durante o evento, foram destacados os ensinamentos transmitidos aos alunos, foram entregues os certificados de conclusão e os coletes de educadores aos professores.

Representando a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC), o coordenador regional de Concórdia, Adilson de Oliveira, parabenizou alunos, agradeceu aos professores e reforçou o compromisso do Governo de Santa Catarina no investimento sobre prevenção e preparação em situações de emergências climáticas. “Muito importante o investimento do Governo do Estado na formação de jovens preparados para lidar com as adversidades climáticas. Agora eles serão multiplicadores de tudo que aprenderam e vão nos ajudar a instruir e preparar os pais, amigos e as novas gerações sobre a preservação do meio ambiente e os cuidados básicos que podem salvar vidas em casos de emergências climáticas”, comentou. 

O PDCE é a maior política pedagógica das Defesas Civis do Brasil e já conta com mais de 200 mil alunos formados e, aproximadamente, 82 mil em formação. Além dos estudantes, o corpo docente das escolas também pode ter acesso à formação do Programa Escola na Defesa Civil. Até o momento, são 2 mil professores realizando o curso, que já formou mais de 3 mil docentes.

Depois de concluir o PDCE, os estudantes passam a integrar o Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil (NEPDEC) e viram multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, auxiliando os alunos mais jovens.