Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Atualização: Observação Meteorológica SDC/SC 17/10 10:00 – Temporais isolados com chuva pontualmente intensa entre a sexta-feira (17) e o sábado (18)

Elaborado em: 17/10/2025 às 10:00 N° 186/2025

Meteorologistas: Nicolle Reis e Pedro Souza

A sexta-feira (17) já começou com temporais isolados no Grande Oeste catarinense, devido ao processo de formação de uma nova frente fria. No decorrer do dia até a madrugada do sábado (18) o avanço do sistema favorecem a ocorrência de temporais isolados e chuva pontualmente intensa em Santa Catarina. O risco é moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos e enxurradas pontuais, danos na rede elétrica, destelhamentos e queda de galhos de árvores.

Os temporais mais intensos são esperados no Grande Oeste e parte do norte catarinense e podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Ao longo da manhã do sábado a chuva diminui no interior do estado, mas ainda persiste no litoral, em especial no Litoral Sul.

A Defesa Civil recomenda:

  • Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
  • Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
  • Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.