NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 19/10 – Intensas rajadas de vento registradas no leste catarinense entre o sábado (18) e a madrugada deste domingo (19)

Elaborado em: 19/10/2025
Meteorologistas: Francine Sacco e Pedro Souza
Assim como previsto e de acordo com o Aviso emitido pela SDC/SC (Figura 1), o período entre a tarde de sábado (18) e a madrugada do domingo (19) foi marcado pela ocorrência de intensas rajadas de vento no leste catarinense, que poderiam trazer risco alto para ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica, além de risco moderado para ocorrências associadas a agitação marítima e ressaca.

Após a passagem de uma frente fria, somado ao aprofundamento de uma área de baixa pressão entre os litorais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, houve a intensificação dos ventos de quadrante sul entre os Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral. Em especial na faixa litorânea e nas áreas de serra, os modelos estimaram rajadas de vento entre 65 e 75 km/h, com pontuais acima de 80 km/h, principalmente na região da Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí, Litoral Norte e pontos mais altos da serra catarinense.
No decorrer do sábado (18), o vento ganhou força na região de Florianópolis e nas áreas serranas, mas especialmente na Ilha de Florianópolis. A Tabela 1 indica as maiores rajadas registradas entre o sábado e o domingo, corroborando com a área de abrangência do aviso.
Tabela 01: Maiores rajadas de vento registradas entre o sábado (18) e o domingo (19), Fonte: SDC/SC. |
Vale ressaltar que, em Florianópolis, houve registro de rajadas mais intensas no Aeroporto, em torno de 83 km/h. Não se descarta, também, a ocorrência de rajadas ainda maiores na faixa leste da ilha, devido à maior proximidade com o alto mar.
Durante o período foram emitidos alertas (Figura 2) com risco alto para ocorrências associadas a ventos fortes, como destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

No período de vigência do aviso, houveram registros de destelhamentos (Figura 3a), danos em estruturas (Figura 3b), quedas de galhos e árvores e ressaca no mar (Figura 4).

Acompanhe as atualizações dos Avisos e Alertas Meteorológicos no site e mídias sociais oficiais da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.
#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.