Curitibanos recebe estação de monitoramento meteorológico

Investimento faz parte da expansão das redes de monitoramento climático realizada pela Defesa Civil
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC) finalizou a implementação de uma nova estação meteorológica em Curitibanos, no Meio Oeste catarinense.
Desde o começo do ano, a SPDC tem investido na instalação de estações meteorológicas e hidrológicas em todas as regiões de Santa Catarina. As hidrológicas medem nível, vazão e o volume de chuvas sobre os rios, já as meteorológicas, medem o comportamento do vento, temperatura, umidade e o peso das chuvas sobre as cidades. As novas estações atualizam dados via satélite e em tempo real, com espaço de 15 segundos entre cada informação.
O projeto também assegura a manutenção contínua das estações, com visitas periódicas para limpeza, testes e ajustes nos equipamentos, garantindo seu pleno funcionamento em momentos críticos.
De acordo com Valdemar Lorega Duarte Filho, coordenador regional da Defesa Civil em Curitibanos, a instalação das novas estações que monitoram os rios e as cidades vai resultar em mais segurança e qualidade de vida aos catarinenses. “Agora, com a ampliação da rede de monitoramento e o aumento na velocidade de transmissão das informações, as agências públicas de Santa Catarina vão ter ainda mais velocidade para agir em situações de emergência e potenciais desastres naturais”, informou.
Na região, além de Curitibanos, o município de Abdon Batista também já conta com uma nova estação meteorológica, a próxima cidade a receber o investimento será Campos Novos.