Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Segurança nas escolas é pauta de seminário em Santa Catarina

Evento reuniu diversos pesquisadores e representantes de instituições públicas e privadas para fortalecer a cultura de paz nas escolas. 

Com o objetivo de debater ações de manutenção da segurança nas escolas, gestores públicos, educadores e representantes de diversas instituições e associações se reuniram para o Seminário Cidadania e Paz nas Escolas. O evento ocorreu na Univali em São José, na Grande Florianópolis, e foi uma iniciativa do Comitê Integrado para Cidadania e Paz nas Escolas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). 

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC) também esteve presente no Seminário representada pelos coordenadores Regionais de Xanxerê, Luciano Peri, e Chapecó, Vilson Antônio Zamboni, e a gerente de Educação e Pesquisa, Regina Panceri. O grupo apresentou o Plano de Contingência da Educação para Ameaça Grave à Vida – PLANCOM-EDU AGRAVI Multicenários, um instrumento estratégico que orienta as ações preventivas, de preparação e resposta em situações de crise nas escolas. 

Com o objetivo fortalecer a articulação entre os órgãos públicos, instituições de ensino e forças de segurança, a iniciativa pretende garantir maior proteção à comunidade escolar diante de diferentes tipos de emergências. A apresentação destacou o caminho de construção do PLANCOM-EDU AGRAVI, desde a criação do Comitê Técnico Científico da Defesa Civil Estadual, em 2020, até a consolidação do plano em 2023, incorporando cenários múltiplos como ameaças antrópicas, tecnológicas e sociais. De acordo com o coordenador Regional de Xanxerê, “o trabalho reforça a importância da integração entre educação, segurança e gestão de riscos, promovendo ambientes escolares mais seguros e resilientes em todo o estado de Santa Catarina”. O posicionamento foi referendado por Vilson Antônio Zamboni, que complementou, “a Defesa Civil entende que as ações e planejamentos coletivos são a melhor forma de combater e prevenir os mais complexos problemas”, afirmou o coordenador.  

Referência nacional em atuação pedagógica, a SPDC é responsável pelo Programa Defesa Civil na Escola (PDCE), que reúne uma série de ações, desde cursos de formação para professores e alunos, visitas às escolas a palestras e participação em eventos educacionais. Coordenadora do PDCE, Regina Panceri ressaltou a importância do Seminário para a proteção de crianças e educadores em ambientes escolares. “A Defesa Civil tem uma relação umbilical com a educação catarinense, trabalhamos todos os dias na conscientização e capacitação de alunos e professores na construção de um estado mais seguro e, para isso, eventos como este são fundamentais”, comentou.