Previsão para os próximos 5 dias (06/11)
Elaborado em: 06/11/2025 às 05:00 – N° 310/2025
Meteorologistas: Fernando Rafael
QUINTA-FEIRA (06)
Na quinta-feira (06), o tempo firme predomina em SC. No leste do estado, há maior nebulosidade e nas áreas serranas próximas ao litoral, não descarta-se a ocorrência de chuva fraca passageira, mas sem oferecer risco para ocorrências. No amanhecer, as temperaturas ficam próximas dos 5°C nas áreas mais altas da Serra e variam entre 8°C e 14°C na maioria das regiões, com valores mais altos nas áreas costeiras e no Litoral Norte. À tarde, as temperaturas se aproximam dos 29°C no Extremo Oeste e Oeste e variam entre 20°C e 25°C nas demais regiões. Os ventos ainda estarão predominantes no Litoral com rajadas entre 40 e 60 km/h. O mar segue agitado, com ondas de sul entre 1,5 e 2,5m com risco moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.

SEXTA-FEIRA (07)
Na sexta-feira (07), a intensificação de uma área de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera dará origem a uma intensa frente fria e a um Ciclone Extratropical sobre o mar, desestabilizando a atmosfera em todas as regiões, com a formação de temporais com raios, vendavais, chuva intensa e granizo, oferecendo risco alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas. As instabilidades já devem atuar sobre parte do estado, principalmente áreas de divisa com o RS entre a madrugada e manhã, mas passam a se intensificar entre a tarde e à noite quando o risco para temporais aumenta em todas as regiões, especialmente entre o Grande Oeste e o norte do estado. O mar permanece agitado com ondas entre 1,5 m e 2,5 m e picos de até 3 m no Sul.

SÁBADO (08)
No sábado (08), o Ciclone Extratropical já formado próximo da costa de SC se afasta gradativamente ao longo do dia para o alto mar. A sua influência manterá o dia com maior nebulosidade e condições para pancadas de chuva, especialmente entre o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grd. Florianópolis. No Litoral Sul, a chuva ainda pode ser pontualmente intensa, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. Os ventos associados ao sistema devem apresentar forte intensidade entre o Meio-Oeste e o Litoral com rajadas entre 70 e 90 km/h, especialmente nas áreas costeiras e serranas onde podem ficar próximas dos 100 km/h, oferecendo risco alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores nessas regiões. Essa condição também favorece ressaca e mar muito agitado/grosso com ondas entre 3m e 4m de altura com picos maiores em alto mar, oferecendo risco alto a muito alto para ocorrências associadas à agitação marítima.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Entre domingo (09) e segunda-feira (10), com o afastamento para alto mar do Ciclone Extratropical e o avanço de uma massa de ar mais seco, o tempo volta a ficar estável pelo estado. A exceção à essa condição seriam as áreas litorâneas – especialmente Litoral Sul e Norte – no domingo (09) que ainda teriam condições para chuvas fracas rápidas. As temperaturas também ficam mais amenas nesse período, com redução principalmente nas madrugadas, com marcas entre 5°C e 10°C nas áreas serranas e dos 10/15°C nas demais regiões.
