Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 07/11 – Temporais e chuva intensa marcam a tarde desta sexta-feira (07) no oeste de Santa Catarina

Elaborado em: 07/11/2025

Meteorologistas: Francine Sacco e Pedro Souza

Durante a tarde desta sexta-feira (07), uma frente fria associada a formação de um ciclone extratropical provocou tempestades severas e chuva intensa desde o Extremo Oeste até o Litoral Sul. As imagens de satélite (Figura 1) mostram o avanço das tempestades no estado

Até o momento, foram reportados destelhamentos por vendaval, granizo e queda de árvores nos municípios de Dionísio Cerqueira, Chapecó, Xanxerê, Concórdia e Itapiranga, mas tempestades também se formaram em outros municípios.

A chuva começou no final da manhã, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, de forma isolada. Mas foi a partir do meio da tarde, que as tempestades ganharam força, a partir do Extremo Oeste, e se deslocando em direção ao Oeste e Meio-Oeste. No Litoral Sul, a chuva permaneceu de forma persistente e acompanhada por raios e granizo bem isolado (reportado pelo aeroporto de Jaguaruna) e apresentando volume significativo, com acumulados, até as 17h00, acima de 70mm em Jacinto Machado e Sombrio. 

No oeste, foram observadas tempestades com características supercelulares, com potencial de causar chuvas intensas, rajadas de vento severas, podendo superar 80 km/h e granizo de tamanho significativo, tempestades que serão analisadas pela equipe de monitoramento

A estação meteorológica da Epagri, localizada em Caibi, registrou ventos fortes durante a passagem de tempestades, com rajadas de até 86km/h por volta das 16h00

Figura 03: Animação de imagens do radar do Oeste, localizado em Chapecó, entre 15:12 e 16:12h horário local. Produto refletividade (dBZ) da elevação de 0,5°.

A instabilidade ainda avança por Santa Catarina e nas próximas horas passa a atingir a área entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte, com chuva acompanhada por temporais, com raios, rajadas de vento e eventual granizo. 

Figura 04. Imagem da composição dos radares meteorológicos de SC às 19:10 horário local. Produto de refletividade CAPPI (dBZ).

Para receber os alertas da Secretaria da Proteção e Defesa Civil por SMS, envie uma mensagem de texto para 40199 com o número do seu CEP.

Acompanhe as atualizações dos Avisos e Alertas Meteorológicos no site e mídias sociais oficiais da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. 

#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.