Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Semana começa com instabilidades e risco de chuva intensa em Santa Catarina

Tempo estável retorna na quarta-feira (19), acompanhada da elevação gradual das temperaturas. – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM

A semana começa com tempo nublado e com chuvas rápidas em Santa Catarina. Após a passagem da frente fria no domingo (16), o estado ainda terá momentos de instabilidade, especialmente na terça-feira (18), quando o risco para ocorrências associadas à chuva intensa aumenta. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC) alerta para risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas e baixo a moderado para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

Nesta segunda-feira (17), a condição de chuva se restringe aos Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral catarinense, com intensidade fraca e sem risco para transtornos. A instabilidade significativa retorna na terça, com a influência de áreas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera. A chuva começa na madrugada pelo Grande Oeste e avança para os Planaltos, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral ao longo da manhã e da tarde. A nebulosidade permanece persistente, intercalada por períodos de temporais isolados, por vezes acompanhados de trovoadas, raios, rajadas de vento e ocasional queda de granizo.

O risco maior se concentra entre a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o Litoral Norte, com alta probabilidade de alagamentos e enxurradas.

A partir da madrugada de quarta-feira (19), a instabilidade perde força e o tempo volta a ficar estável em todas as regiões, sob influência de uma área de alta pressão atmosférica. O sol retorna com mais força no Oeste, enquanto o Litoral e áreas da Serra ainda podem registrar períodos de maior nebulosidade. As temperaturas, que se mantiveram amenas no início da semana, começam a subir gradualmente, com máximas variando entre 21°C e 31°C ao longo do dia.

Entre quinta (20) e a manhã de sexta-feira (21), os ventos de nordeste se intensificam, com rajadas que podem variar entre 50 e 70 km/h entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. Esse padrão favorece o aumento da agitação marítima, com ondas que podem atingir até 3,0 metros. As temperaturas seguem em elevação, alcançando entre 26°C e 32°C, especialmente no Oeste, no Vale do Itajaí e no Litoral.

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil reforça a importância de acompanhar diariamente as atualizações dos boletins e avisos oficiais, já que as condições atmosféricas podem mudar rapidamente ao longo dos próximos dias.

A Defesa Civil recomenda:

  • Durante temporais, busque abrigo em local seguro, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
  • Em caso de ventos fortes, evite permanecer próximo a árvores, placas, muros e postes de energia.
  • Em situações de chuva intensa com alagamentos, nunca atravesse ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.