Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 22/11 – Temporais com granizo, chuvas intensas e rajadas de vento marcaram o sábado (22)

Meteorologistas: Fernando Rafael e Augusto Pereira

Elaborado em: 22/11/2025

Entre o final da manhã e o início da noite deste sábado, 22/11, o tempo foi marcado por temporais com granizo, chuvas pontualmente intensas e rajadas de vento em algumas regiões do Estado. As tempestades se formaram a partir da passagem de uma frente fria pelo litoral de Santa Catarina, que se somou ao calor, umidade e aos ventos fortes em diferentes níveis da atmosfera. Algumas dessas tempestades eram supercélulas (mais intensas) e houve relatos de granizo – inclusive com acumulação em diversos municípios (Figura 1). 

Figura 01A. Granizo com acumulação em Rio das Antas. Fonte: SDC/SC. Figura 01B. Granizo com acumulação em Major Gercino. Fonte: SDC/SC

 Além do granizo, alguns pontos também registraram fortes rajadas de vento e chuva pontualmente intensa. No município de São João Batista, a análise preliminar, realizada através das imagens do radar meteorológico e de vídeos da região, indicaram a possibilidade de ocorrência de uma microexplosão que é um tipo de downburst em escala reduzida. Esse fenômeno, típico de tempestades severas, é provocado por uma intensa corrente descendente de ar que desce da nuvem em direção à superfície e, ao atingir o solo, se espalha de forma radial — resultando em fortes rajadas de vento (superiores a 100 km/h) partindo de um único ponto. Em Nova Trento, município vizinho, a estação meteorológica mantida pela UFSC/EPAGRI, registrou rajadas de até 92,6 km/h. 

Os maiores acumulados de chuva foram registrados entre o Vale do Itajaí e a Grd. Florianópolis, com destaque para os municípios de Laurentino (58 mm), Agronômica (54,2 mm), Ituporanga (51,6 mm) e Trombudo Central (51,0 mm). A Tabela 1 apresenta os maiores acumulados para os intervalos de três, seis e doze horas registradas pela rede hidrometeorológica oficial. 

Tabela 01. Maiores acumulados de precipitação nos intervalos de três, seis e doze horas. Fonte 

TEMPESTADES INTENSAS

As análises do Radar Meteorológico do Vale (Figura 02) mostraram valores altos de refletividade (>55/60 dBZ) em vários municípios, como em São José (Figura 02a), Petrolândia (Figura 02b), Nova Trento (Figura 02c) e entre Rio do Sul, Lontras e Apiúna (Figura 02d). Esses valores vão de encontro a ocorrência de granizo em meio a chuva intensa, que foram observados nessas regiões. 

Destaca-se à estimativa de granizo (Figura 03), principalmente para São José (Figura 03a) onde foi identificado valores aproximados de 3 cm e Petrolândia (Figura 3b) com valores próximos dos 5 cm. 

PREVISÃO PARA AS PRÓXIMAS HORAS

Nas próximas horas, a condição para temporais diminui no estado, mas a chuva ainda ocorre com fraca/moderada intensidade nas áreas litorâneas, com risco baixo para ocorrências associadas. A condição para temporais isolados retorna a partir do final da manhã/durante a tarde do domingo (23), afetando principalmente o Grande Oeste e Planalto Norte, regiões mais próximas ao Paraná. 

Acompanhe as atualizações dos Avisos e Alertas Meteorológicos no site e mídias sociais oficiais da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. 

#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.