Previsão para os próximos 5 dias (28/11)
Elaborado em: 28/11/2025 às 05:00 – N° 332/2025
Meteorologista: Augusto Pereira
SEXTA-FEIRA (28)
Na sexta-feira (28), a aproximação de uma frente fria oceânica, aliada ao calor, ao transporte de umidade e aos ventos mais intensos em altitude, favorece o retorno das instabilidades, com chance de temporais com raios, rajadas de vento e granizo. Entre a manhã e o início da tarde, a chuva atinge o Litoral Sul, a Grande Florianópolis e partes do Planalto Sul, avançando à tarde para o Vale do Itajaí, o Litoral Norte e o Planalto Norte. O risco é moderado a alto para destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais. No Grande Oeste, a nebulosidade aumenta, e não se descarta chuva fraca no Meio-Oeste. As temperaturas mínimas variam de 14°C a 19°C no Grande Oeste, de 12°C a 15°C nos Planaltos e de 15°C a 18°C entre o Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis. À tarde, as máximas podem chegar a 34°C no Grande Oeste, 29°C nos Planaltos e 31°C no Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis.

SÁBADO (29)
No sábado (29), o tempo volta a ficar firme em Santa Catarina com o afastamento da frente fria do litoral catarinense. Ainda assim, esse sistema mantém a circulação marítima, e não se descarta chuva fraca e isolada no Litoral, Planalto Sul e Vale do Itajaí. No Litoral, os ventos sopram de sul e sudeste ao longo do dia. No Grande Oeste e Litoral, o sol predomina entre nuvens. As temperaturas mínimas pela manhã ficam próximas de 15°C e 18°C no Grande Oeste, 13°C nos Planaltos e 18°C no Vale do Itajaí e Litoral. À tarde, as máximas se elevam, podendo atingir cerca de 34°C no Extremo Oeste e Oeste, 30°C nos Planaltos e Vale do Itajaí, 28°C no Litoral Norte e 27°C na Grande Florianópolis e Litoral Sul.

DOMINGO (30)
No domingo (30), o calor predomina e o tempo volta a ficar instável. A formação de uma frente fria, aliada ao calor e à umidade, favorece temporais, rajadas de vento e granizo, sobretudo entre a tarde e à noite. Os temporais iniciam no início da tarde entre o Litoral Sul, o Planalto Sul, partes do Meio-Oeste e o Alto e Médio Vale do Itajaí, ganhando força, ao longo do período, na Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Planalto Norte. No Extremo Oeste e Oeste, não se descartam chuvas rápidas e isoladas, especialmente na divisa com o RS. O risco é moderado a pontualmente alto para destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos. As mínimas variam de 16°C a 18°C no Grande Oeste, chegam a 13°C nos Planaltos e ficam próximas de 18°C no Vale do Itajaí e no Litoral. À tarde, as máximas podem atingir 35°C no Extremo Oeste e Oeste, 32°C nos Planaltos e no Vale do Itajaí e 28°C no Litoral.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na segunda-feira (01), as instabilidades persistem devido à atuação da frente fria, ganhando força entre o final da manhã e o início da tarde, com possibilidade de chuva em forma de temporais, especialmente entre o Grande Oeste e o Planalto Sul, além de áreas do Litoral Sul e da Grande Florianópolis. Na terça-feira (02), o dia ainda se mantém instável, com temporais em todo o estado, que perdem força gradativamente ao longo da tarde, mas a chuva fraca e persistente segue atuando no litoral.
