Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 01/12 – Temporal com vendaval atingiu a cidade de Lages neste domingo (30)

Elaborado em: 01/12/2025

Meteorologistas: Nicolle Reis e Pedro Souza

No final da tarde do último domingo (30), o município de Lages, no Planalto Sul catarinense, foi afetado por uma tempestade acompanhada de fortes rajadas de vento. Durante a tarde o calor ganhou força na cidade, onde os termômetros chegaram aos 30°C, reforçando a condição para temporais na região. De acordo com a Coordenadoria Regional de Defesa Civil, foram registrados danos relacionados a destelhamentos e queda de árvores, resultando em pelo menos três vias interditadas (Figura 1). No entanto, as ocorrências nesta cidade foram bastante localizadas. 



(a)

(b)

(c)
(d)
Figura 1: Imagens dos danos causados pela tempestade no município de Lages neste domingo (30). Fonte: Coordenadoria Regional de Defesa Civil.

De acordo com o radar meteorológico de Lontras, o temporal se formou e se intensificou rapidamente próximo à região central de Lages (Figuras 2 a 5). A rápida intensificação dos temporais é muito característica desta época do ano e ocorre por conta do calor e umidade disponíveis.

Figura 02. Refletividade (dBZ) da elevação de 0,5° do Radar Meteorológico de Lontras às 17:56.Figura 03. Refletividade (dBZ) da elevação de 0,5° do Radar Meteorológico de Lontras às 18h01.
Figura 04. Refletividade (dBZ) da elevação de 0,5° do Radar Meteorológico de Lontras às 18:05.Figura 05. Refletividade (dBZ) da elevação de 0,5° do Radar Meteorológico de Lontras às 18:15.

Os campos de velocidade radial (Figuras 6 e 7), que estimam a velocidade do vento, mostram a presença de rotação no sistema, um mesociclone, condição característica de temporais com rajadas de vento. A rotação é sinalizada pela presença de um dipolo de ventos (tons de verde e vermelho no mapa), com valores estimados entre 70 e 80 km/h em Lages, mas que localmente podem ter sido mais intensos.

Figura 06. Velocidade Radial da elevação de 1,0° do Radar Meteorológico de Lontras às 18:01.Figura 07. Velocidade Radial da elevação de 1,0° do Radar Meteorológico de Lontras às 18:05.

Apesar dos danos causados pelas rajadas de vento em Lages, com base na análise das imagens do radar meteorológico e nas imagens dos danos recebidos, a tempestade não apresentou sinais característicos de tornado ou microexplosão. Desta forma, pode-se dizer que ocorreu um forte vendaval associado ao temporal que se formou rapidamente no município.

Para receber os alertas da Secretaria da Proteção e Defesa Civil por SMS, envie uma mensagem de texto para 40199 com o número do seu CEP.

Acompanhe as atualizações dos Avisos e Alertas Meteorológicos no site e mídias sociais oficiais da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. 

#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.