Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Previsão para os próximos 5 dias (09/12)

Elaborado em: 09/12/2025 às 05:00 – N° 343/2025

Meteorologista: Fernando Rafael

TERÇA-FEIRA (09)

A terça-feira (09) será de tempo instável em SC, em função da formação de um Ciclone Extratropical sobre o RS. O dia começa com chuva persistente e por vezes intensa na maioria das regiões catarinenses, especialmente nas áreas litorâneas e áreas serranas próximas. Ao longo do dia, além da chuva intensa, persistente e por vezes acompanhada de raios com elevados acumulados em curtos períodos de tempo, também há condições para temporais isolados com vendavais e granizo pelo estado. Os ventos do quadrante nordeste também se intensificam ao longo do dia na costa com rajadas entre 55 e 75 km/h com valores pontualmente maiores no Litoral Sul. O risco varia entre moderado a muito alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas, moderado a alto para destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica e moderado para deslizamentos. As temperaturas máximas variam entre 23°C e 27°C na maioria das regiões. 

QUARTA-FEIRA (10)

Na quarta-feira (10), o Ciclone Extratropical se aprofunda sobre o mar próximo da costa do RS e Uruguai, intensificando os ventos do quadrante oeste em praticamente todas as regiões, com rajadas entre 70 e 90 km/h entre o Meio-Oeste e o Litoral. Nas áreas serranas próximas ao Litoral, as rajadas podem ficar próximas/acima dos 100 km/h. O risco varia entre moderado no Oeste a alto/pontualmente muito alto no centro/leste do estado para ocorrências associadas à destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. A chuva diminui sobre o estado, mas ainda ocorre em forma de pancadas e temporais isolados, especialmente nas áreas próximas ao RS – incluindo o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grd. Florianópolis. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais. O mar passa a ficar agitado no Litoral Sul, especialmente a partir do final da tarde. As temperaturas seguem altas, sobretudo no Litoral com marcas próximas dos 30°C. 

QUINTA-FEIRA (11)

Na quinta-feira (11), o Ciclone se afasta gradativamente para alto mar, mas ainda favorece a ocorrência de rajadas entre 55 e 75 km/h (pontualmente maiores) entre o Meio-Oeste e o Litoral. O mar fica bastante agitado com risco de ressaca, especialmente entre o Litoral Sul e Florianópolis com ondas de sul entre 2,5 e 3,5 metros com picos acima de 4 metros em alto mar, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima. A circulação de umidade do Ciclone ainda mantém maior nebulosidade e condição para chuvas fracas rápidas no início do dia entre o Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, mas sem oferecer risco para ocorrências associadas. No amanhecer, as temperaturas variam entre 8°C e 14°C entre os Planaltos e Meio-Oeste. No Litoral, ainda ficam entre 18°C e 22°C. Durante a tarde, voltam a subir ficando próximas dos 30°C no Litoral.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre sexta-feira (12) e sábado (13), uma nova área de baixa pressão volta a desestabilizar a atmosfera no estado, com o retorno da condição de temporais em todas as regiões, com destaque para as áreas próximas ao Paraná, onde a condição para temporais com chuva intensa serão maiores.