Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Retrospectiva Meteorológica SDC/SC: Fevereiro/2025 – Mês marcado por calor e temporais de verão em Santa Catarina

Meteorologista: Nicolle Reis

O mês de fevereiro de 2025 foi marcado por muito calor e por temporais de verão em Santa Catarina, os quais foram mais frequentes na primeira quinzena do mês. Nesta época do ano, os temporais ocorrem principalmente entre as tardes e noites, período mais quente do dia e costumam vir acompanhados de raios, chuvas intensas e vendavais. No entanto, como ocorrem de forma pouco abrangente, o mês terminou com acumulados abaixo da média em diversas regiões (Figura 1).

No Litoral, por exemplo, fevereiro costuma ser um mês bastante chuvoso, mas em 2025 ocorreram longos períodos sem chuva, resultando em até 80mm abaixo do esperado na região da Grande Florianópolis – uma das áreas que apresentou menor volume de chuva no mês. No Extremo Oeste a chuva também ficou abaixo da média, enquanto nas demais regiões os acumulados ficaram próximos do esperado.

As áreas mais afetadas pelos temporais foram o Litoral Sul e o Alto Vale do Itajaí, com destaque para os municípios de Meleiro, Rio Fortuna e Pouso Redondo, onde foram registradas ocorrências associadas a vendavais e enxurradas. No Oeste catarinense, os municípios de Romelândia e Xanxerê foram os mais impactados no final do mês, com ocorrências relacionadas a alagamentos, destelhamentos e queda de árvores.Ao longo do mês, foram reportadas, pelas Coordenadorias Regionais da Proteção e Defesa Civil, um total de 87 ocorrências associadas às condições meteorológicas em Santa Catarina (Figura 2). A maioria das ocorrências foram relacionadas a alagamentos, destelhamentos e queda de árvores.

A Figura 3 mostra a distribuição espacial das ocorrências em fevereiro de 2025, sendo possível observar as ocorrências bem distribuídas pelo estado, com exceção do Planalto Sul, onde não houve registros. É possível observar, que mesmo bem distribuídas, a maioria das ocorrências relacionadas a vento foram registradas no Oeste e Extremo Oeste, enquanto a maioria das ocorrências relacionadas a alagamentos, foram entre o Vale do Itajaí e o Litoral Norte.

No decorrer do mês, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina emitiu 260 alertas em nível de observação, 358 alertas em nível de atenção e 34 em nível de alerta especial. 

#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.