Retrospectiva meteorológica SDC/SC: 03/2025 – Março marcado por pouca chuva em Santa Catarina
Meteorologista: Pedro Souza
Março marca início do Outono, mas como ainda possui algumas marcas de verão, é um mês que costuma ter acumulados expressivos de chuva. Porém, em 2025, o mês foi bem atípico em Santa Catarina, com chuva abaixo do esperado em todo o estado. De forma geral, os volumes ficaram entre 50 e 100 mm ao longo do mês, com algumas áreas do Planalto Norte, do Baixo Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis, pouco acima dos 100 mm.
A chuva abaixo do normal foi reflexo dos poucos sistemas meteorológicos atuantes no mês, fazendo com que as chuvas estivessem concentradas em poucos eventos e trazendo baixos acumulados (Figura 1). Em áreas dos planaltos e litoral, os volumes ficaram entre 80 e 200 mm abaixo do normal.

Apesar de poucos eventos, o destaque do mês ficou para 2 episódios: um para granizo significativo e outro de chuva intensa, onde foram registrados praticamente os acumulados do mês em um único dia.
No dia 09 de março, a passagem de uma frente fria provocou temporais e chuva intensa, com alguns deles sendo severos, especialmente entre o Litoral Norte e o Vale do Itajaí. Nesse dia, houve registro de granizo severo no município de Atalanta, no Alto Vale (Figura 2a), e ocorrências de alagamentos e deslizamentos no município de Brusque, no Médio Vale (Figuras 2b e 2c).

Já entre os dias 12 e 13 de março, houve ocorrência de chuva intensa, especialmente no litoral catarinense. Nesse evento, foram registrados acumulados superiores a 100 mm em Imbituba, no Litoral Sul, e em Joinville, no Litoral Norte (Tabela 1).
