Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Previsão para os próximos 5 dias (09/01)

Elaborado em: 09/01/2026 às 05:00 – N° 009/2026

Meteorologista: Augusto Pereira

SEXTA-FEIRA (09)

Na sexta-feira (09), as temperaturas diminuem em relação ao dia anterior. Desta forma, as mínimas variam entre 15°C e 19°C nos Planaltos, no Meio-Oeste e nas regiões serranas, e entre 20°C e 23°C no Oeste e no Litoral. Durante a tarde, as temperaturas se elevam, com máximas em torno de 30°C no Grande Oeste e alguns pontuais de 35°C, enquanto nas demais regiões os valores ficam entre 25°C e 30°C. A partir da tarde até o final do dia, aumentam as condições para temporais e rajadas de vento significativas em todo o estado, em função do calor, da umidade e da intensificação e aproximação de um sistema de baixa pressão sobre a Argentina, que se desloca gradualmente em direção à região Sul do Brasil, trazendo risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

SÁBADO (10)

No sábado (10), o tempo permanece instável em todo o estado, já no início do dia, a partir do Grande Oeste. Ao longo do dia, a instabilidade avança para as demais regiões de Santa Catarina. Um sistema de baixa pressão dará origem a um ciclone extratropical, que se desloca em direção ao Uruguai e ao Rio Grande do Sul, influenciando Santa Catarina e favorecendo a ocorrência de temporais de forte intensidade a qualquer hora do dia. Associados ao calor, o transporte e a disponibilidade de umidade intensificam as instabilidades entre a tarde e à noite. O risco é alto e pontualmente muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica. Nesse dia, as temperaturas atingem os 35 °C no Litoral Sul, variam entre 20 °C e 28 °C nos Planaltos e no Alto Vale do Itajaí e ficam entre 25 °C e 30 °C no Grande Oeste.

DOMINGO (11)

No domingo (11), a frente fria associada ao ciclone favorece a ocorrência de instabilidades desde o início do dia, assim como no dia anterior, porém com menor intensidade, com possibilidade de temporais isolados e pancadas de chuva no estado. Com o deslocamento gradual do ciclone em direção ao mar, o aumento do transporte e da disponibilidade de umidade, aliado à atuação da frente fria entre a tarde e a noite, intensifica os temporais, especialmente no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. O risco é alto e pontualmente muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica. As temperaturas chegam aos 33 °C no Litoral Sul, variam entre 20 °C e 30 °C nos Planaltos e no Alto Vale do Itajaí, e ficam entre 20 °C e 27 °C no Grande Oeste.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na segunda-feira (12), com o deslocamento do ciclone para o mar, a frente fria a ele associada provoca temporais nas regiões mais ao norte do estado, especialmente na divisa com o Paraná. Na terça-feira (13), com o deslocamento da frente fria e do ciclone para alto mar, o dia fica sob influência da disponibilidade e do transporte de umidade, além do calor típico de verão, tornando-se propício à ocorrência de pancadas de chuva em todo o estado, não se descartando temporais isolados.