Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Proteção e Defesa Civil de SC recebe representante dos EUA para intercâmbio técnico

Encontro proporcionou troca de experiências nas áreas de monitoramento e gestão de riscos e desastres

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC) recebeu, hoje, na sede em Florianópolis, o líder de Perigos Climáticos do Departamento de Estado dos Estados Unidos, David Powers. A visita teve como objetivo conhecer a estrutura do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), além de promover a troca de experiências nas áreas de monitoramento e gestão de riscos e desastres.

Durante a agenda, o representante norte-americano conheceu as principais áreas do CIGERD, incluindo o Centro Integrado de Operações e os setores de Meteorologia, Hidrologia e Geologia. A visita técnica foi acompanhada pelo hidrólogo da SPDC/SC, Dieyson Pelinson, que apresentou o funcionamento dos sistemas de monitoramento, análise e resposta a eventos adversos no estado.

O encontro contou ainda com a participação do engenheiro e Chief Product Officer (CPO) da Fractal Engenharia, empresa parceira da SPDC, Pedro de Lara. Dessa forma, a visita também fortaleceu o diálogo técnico sobre soluções tecnológicas aplicadas à gestão de riscos climáticos, monitoramento hidrometeorológico e suporte à tomada de decisão em situações de emergência.

Para o hidrólogo Dieyson Pelinson, os momentos de trocas de experiências são sempre muito gratificantes. “Saber como outros países lidam com a complexidade da gestão dos recursos hídricos e de riscos e desastres sempre traz ideias para o nosso trabalho dentro da Defesa Civil”, afirmou.

David Powers possui mais de 25 anos de experiência profissional nas áreas de engenharia ambiental e de recursos hídricos, com atuação em projetos dos setores público e privado nos Estados Unidos e em âmbito internacional. Sua expertise inclui Gestão de Risco de Inundações, Modelagem Hidrológica e Hidráulica, Hidrologia Estatística, Gestão de Bacias Hidrográficas, Planejamento e Projeto de Drenagem Urbana, Licenciamento de Drenagem Urbana Municipal e Restauração de Cursos d’Água.

A visita reforçou a importância da cooperação internacional e do intercâmbio de conhecimento técnico para o aprimoramento das ações de prevenção, mitigação e resposta a desastres, contribuindo para o fortalecimento da resiliência de Santa Catarina frente aos eventos climáticos extremos.