Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Previsão para os próximos 5 dias (08/02)

Elaborado em: 08/02/2026 às 05:00 – N° 039/2026

Meteorologista: Augusto Pereira

DOMINGO (08)

No domingo (08), a frente fria se afasta do estado, mas o tempo permanece instável entre o Meio-Oeste e o Litoral. As regiões litorâneas destacam-se com chuva intensa e persistente entre a tarde e à noite, além disso, com temporais típicos de verão, impulsionados pelo calor e disponibilidade de umidade. O risco é moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos, queda de galhos e árvores e destelhamentos. O calor intenso permanece no Extremo Oeste e Oeste, e as máximas, à tarde, variam de 30°C a 34°C. Nessas regiões, o risco associado ao calor intenso é moderado. Dos Planaltos ao Litoral, o calor diminui em relação ao dia anterior e as máximas não passam dos 28°C. Porém, a sensação de ar abafado permanece.

SEGUNDA-FEIRA (09)

Na segunda-feira (09), as instabilidades perdem força em relação ao dia anterior. No entanto, entre os Planaltos e o Litoral, permanece com variação de nuvens e condições para temporais isolados e chuva pontualmente intensa entre a tarde e à noite, devido à circulação marítima. Neste dia, o risco é baixo e pontualmente moderado para ocorrências associadas. As temperaturas continuam elevadas e o calor intenso predomina nas regiões do Oeste catarinense, com máximas entre 30°C e 34°C. Nessas regiões, o risco associado ao calor intenso é moderado. Nas demais regiões, as máximas variam entre 26°C e 30°C, com exceção das áreas mais elevadas que não ultrapassam os 25°C.

TERÇA-FEIRA (10)

Na terça-feira (10), as condições para temporais diminuem no estado. No Grande Oeste, durante o dia, o céu volta a ter abertura com menos nebulosidade. Entre os Planaltos e o Litoral, a circulação marítima auxilia no transporte de umidade para a região e, associada ao calor, não se descarta chuva de fraca intensidade durante a tarde e à noite. Neste dia, o risco é baixo para ocorrências associadas. Como nos dias anteriores, o calor intenso permanece no estado, principalmente nas regiões do Extremo Oeste e Oeste, onde as máximas podem variar entre 30°C e 35°C. Nessas regiões, o risco associado ao calor intenso é moderado. Nas demais regiões, as máximas variam entre 26°C e 30°C, com exceção das áreas mais elevadas que não ultrapassam os 25°C.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (11) e quinta-feira (12) o calor intenso permanece, característica típica que antecede a passagem de uma frente fria — pré-frontal —, portanto as regiões da metade leste continuam com as maiores temperaturas no estado. Devido ao calor intenso e disponibilidade, em ambos os dias não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e à noite, principalmente na quinta-feira (12).