Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

NOTA METEOROLÓGICA SDC/SC 09/02 – Semana de calor intenso e temporais entre as tardes e noites

Gerência de Monitoramento e Alerta – GEMAL

Meteorologistas: Nicolle Reis e Fernando Rafael

Elaborado em: 09 de Fevereiro de 2026


  Ao longo da semana, Santa Catarina terá condições típicas de verão, com elevação gradual das temperaturas e sensação de calor intenso. Além das tardes mais quentes, as noites e madrugadas permanecem abafadas, aumentando o desconforto térmico. O calor associado à umidade favorece o aumento da instabilidade, com condição para chuva e temporais isolados entre as tardes e noites, que podem vir acompanhados de raios e chuva pontualmente intensa, além de rajadas de vento e granizo ocasional. 

No início da semana, entre a segunda (09) e a terça-feira (10), o calor mais intenso fica restrito ao Oeste, com máximas entre 32°C e 35°C, enquanto dos Planaltos ao Litoral as temperaturas variam de 27°C a 32°C. Nestes dias, os temporais ocorrem de forma bastante isolada em todo o estado, se concentrando principalmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis Serrana. Nestas áreas, apesar de isolados, os temporais podem vir acompanhados de raios, chuva pontualmente intensa e rajadas de vento.

Entre quarta (11) e quinta-feira (12), o calor aumenta em todas as regiões, com marcas entre 33°C a 36°C com valores de até 37°C/38°C em algumas áreas do Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí. Esse aquecimento somado à disponibilidade de umidade também seguem favorecendo a ocorrência de temporais isolados por todas as regiões, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral. No entanto, o destaque fica para a sexta-feira (13), quando a aproximação de uma frente fria reforça a condição de temporais com chuva pontualmente intensa em todo o estado, principalmente dos Planaltos ao Litoral. 

TENDÊNCIA PARA O CARNAVAL

Ao longo do Carnaval, a instabilidade e o calor seguem presentes em todo estado. No sábado (14) e no domingo (15), são esperados temporais típicos de verão entre as tardes e noites, com raios e chuva pontualmente intensa, além de rajadas de vento e granizo ocasional. A tendência é que as instabilidades mais intensas se concentrem entre os Planaltos e o Litoral, devido à passagem de uma frente fria pelo mar. 

Diante deste cenário, é fundamental acompanhar os avisos e alertas meteorológicos divulgados nos canais oficiais da Proteção e Defesa Civil de SC ao longo desta semana.

#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.