Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Previsão para os próximos 5 dias (10/02)

Elaborado em: 10/02/2026 às 05:00 – N° 041/2026

Meteorologista: Augusto Pereira

TERÇA-FEIRA (10)

Na terça-feira (10), o calor e a umidade tornam o ambiente propício para a ocorrência de temporais bem isolados em todo o estado, entre a tarde e à noite. Além disso, a circulação marítima ainda auxilia no transporte de umidade e contribui para a instabilidade no Litoral, onde as chuvas podem ocorrer de fraca a moderada intensidade, estendendo-se até os Planaltos. Neste dia, o risco é baixo e moderado para alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores. Como nos dias anteriores, o calor intenso permanece no estado, principalmente nas regiões do Extremo Oeste e Oeste, onde as máximas podem variar entre 30°C e 35°C. Nessas regiões, o risco associado ao calor intenso é moderado. Nas demais regiões, as máximas variam entre 26°C e 32°C, com exceção das áreas mais elevadas que não ultrapassam os 25°C.

QUARTA-FEIRA (11)

Na quarta-feira (11), o calor intenso permanece, especialmente na metade oeste de Santa Catarina, com temperaturas que podem ultrapassar a marca dos 35°C. Nessas regiões, o risco associado ao calor intenso é moderado. As regiões litorâneas aquecem um pouco mais em relação ao dia anterior, podendo também atingir os 35°C. Durante o dia, o céu aparece com nuvens em todas as regiões e, à tarde, não se descartam temporais e pancadas isoladas de chuva pelo estado, devido ao calor e à disponibilidade de umidade. O risco associado para ocorrências meteorológicas é baixo.

QUINTA-FEIRA (12)

Na quinta-feira (12), a aproximação gradativa de uma frente fria sobre o mar, aliada a instabilidades em diferentes níveis da atmosfera, deixa as condições propícias para temporais isolados com chuva pontualmente intensa entre a tarde e o final da noite, principalmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul e no Litoral de Santa Catarina. Neste dia, o risco é moderado e pontualmente alto para alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores. O calor intenso permanece, uma característica típica que antecede a passagem de uma frente fria (pré-frontal), portanto, as regiões da metade oeste continuam com as maiores temperaturas do estado, com valores acima dos 35°C durante a tarde. Nessas regiões, o risco associado ao calor intenso é moderado.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (13), uma frente fria no mar se aproxima do estado e deixa o tempo instável em todas as regiões do estado, auxiliando na formação de temporais e chuva intensa. No sábado (14), a frente fria se afasta gradativamente. Contudo, o transporte de umidade, a circulação marítima e o calor reforçam a instabilidade no estado, com temporais típicos de verão em todas as regiões, entre a tarde e à noite, especialmente entre Planaltos e Litoral. Em ambos os dias, o calor intenso diminui, e as temperaturas não ultrapassam os 30°C em Santa Catarina.