Nota Meteorológica Conjunta SDC/SC e EPAGRI 13/02 – Dias de Carnaval serão de tempo instável em SC
Elaborado em: 13 de Fevereiro de 2026
Após uma semana marcada por calor intenso em Santa Catarina, a partir da tarde desta sexta-feira (13) são esperadas mudanças nessas condições e o tempo permanece instável durante todo o Carnaval. No Litoral catarinense e em áreas do Vale do Itajaí, o cenário favorece altos volumes de chuva, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos nas áreas mais suscetíveis. Já entre o Grande Oeste e os Planaltos, os temporais ocorrem de forma mais isolada e passageira, com risco de alagamentos, enxurradas pontuais e destelhamentos.
Nesta sexta-feira (13), os temporais atuam entre a tarde e a noite em todas as regiões, acompanhados principalmente de chuva intensa, mas também com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. De maneira geral, esses temporais ocorrem de forma passageira, com exceção do Litoral Norte e de áreas do Vale do Itajaí. Nessas regiões, as instabilidades persistem durante a noite e podem resultar em acumulados pontualmente elevados.
A chuva segue persistente no Litoral catarinense ao longo do sábado (14) e do domingo (15), devido à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, que reforça a instabilidade entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. A chuva mais intensa e volumosa é esperada entre a noite de sábado (14) e a madrugada de domingo (15). A previsão indica acumulados da ordem de 150 mm em curtos períodos de tempo, podendo ser superados em alguns pontos. No restante do estado, o tempo também permanece instável no fim de semana, mas as instabilidades ocorrem de forma mais isolada, associadas a temporais.
Vale destacar que a intensidade e a persistência da chuva — entre a noite de sábado e a madrugada de domingo — dependem da região em que o sistema de baixa pressão se formará sobre o mar, podendo haver mudança nas áreas com previsão dos maiores volumes de chuva.
Na segunda-feira (16), o tempo permanece instável, com condições para temporais isolados, característicos de verão. Nesse dia, os acumulados tendem a ser menos intensos do que nos dias anteriores, diminuindo também o risco de ocorrências.
#DEFESA CIVIL, SOMOS TODOS NÓS.