Previsão para os próximos 5 dias (08/03)
Elaborado em: 08/03/2026 às 05:00 – N° 067/2026
Meteorologista: Francine Sacco
DOMINGO (08)
No domingo (08), o sol aparece em meio a variação de nebulosidade pela manhã. A partir do início da tarde, a chuva retorna ao estado acompanhada por temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, especialmente nas áreas que fazem divisa com o Paraná. O risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos. O vento vira para sul no decorrer da manhã, com intensidade moderada (entre 25 e 35km/h) e rajadas entre 50 e 70km/h principalmente no Litoral. A agitação do mar aumenta em todo o Litoral, com ondas de sul/sudeste de 2,0 a 2,5 metros. O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

SEGUNDA-FEIRA (09)
Na segunda-feira (09), presença de muitas nuvens e condições para chuva a qualquer momento do dia no Litoral e áreas próximas, por causa do vento persistente de sudeste/leste. Do Extremo Oeste aos planaltos, um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai e perturbações em diversos níveis da atmosfera provocam pancadas de chuva e temporais isolados, já no decorrer da manhã. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos. As temperaturas declinam significativamente em relação aos dias anteriores, por influência de uma massa de ar frio, que se desloca pelo Sul do Brasil. No amanhecer as mínimas variam de 15 a 20°C, ficando ainda mais baixas no Planalto Sul onde, de forma pontual, ocorrem mínimas abaixo de 10°C. À tarde as máximas oscilam de 15 a 24°C no estado.

TERÇA-FEIRA (10)
Na terça-feira (10), a circulação marítima ganha força e a chuva passa a ocorrer de forma mais persistente no Litoral e Vale do Itajaí. No Meio-Oeste e planaltos a chuva ocorre intercalada com maiores aberturas de sol. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos. As temperaturas seguem mais baixas no amanhecer, com mínimas de 12 a 18°C e com pontuais mais baixos na Serra. Com a maior presença do sol, as temperaturas se elevam no oeste e as máximas se aproximam dos 30°C. Dos planaltos ao Litoral, máximas variando entre 17 e 24°C. O vento predomina de leste a nordeste, com intensidade fraca. O mar segue agitado, de Florianópolis para o Sul, com ondulação de direção sudeste, altura de 2,0m e picos de 2,5m.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Na quarta (11) e quinta-feira (12), a circulação marítima mantém a presença de muitas nuvens e condições para chuva isolada no Litoral e áreas próximas. no Grande Oeste e parte dos planaltos, o sol aparece entre nuvens e até o momento sem indicativos para chuva. As temperaturas voltam a se elevar nas tardes no Grande Oeste, onde o sol aparece mais, e as máximas se aproximam dos 30°C. Nas demais regiões as máximas não passam dos 25°C.
