Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Observação Meteorológica SDC/SC 16/03 10:35 – Temporais isolados entre a tarde e noite de terça (17) e quarta-feira (18)

Elaborado em: 16/03/2026 às 10:35 – N° 62/2026

Meteorologistas: Francine Sacco e Augusto Pereira

Risco:

Terça (17) e quarta-feira (18): o RISCO é MODERADO nas áreas em AMARELO para ocorrências associadas a alagamentos pontuais e queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica. Nas demais áreas em VERDE, o risco é BAIXO.

Meteorologia:

Ao longo do período da tarde e noite, são esperados temporais isolados e chuva pontualmente intensa de formação rápida, curta duração, com potencial para rajadas de vento e queda de granizo no Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

 Já nas demais regiões, partes do Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis a expectativa é de desenvolvimento de instabilidades de menor intensidade nesse período.

Essas condições ocorrem devido ao calor intenso, disponibilidade de umidade e à atuação de instabilidades em diferentes níveis da atmosfera mais deslocada na metade oeste do estado, que favorece a atuação de temporais isolados no estado catarinense.

A SDC/SC reforça a importância em acompanhar as atualizações e alertas emitidos nos próximos dias nos nossos canais oficiais.

A Defesa Civil recomenda:

  • Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
  • Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
  • Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.