BOLETIM HIDROMETEOROLÓGICO SDC/SC MAR/26 – Chuvas irregulares e mudança de estações marcaram o mês de março em SC
Em Santa Catarina, o mês de março foi marcado pela transição entre estações, que trouxe temporais característicos de verão e chuvas típicas do outono. Os dados foram divulgados no Boletim Hidrometeorológico Integrado nº 84, produzido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC/SC), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE).
Mesmo com registros de chuvas intensas em curtos períodos de tempo, a maior parte do estado ficou com os acumulados de precipitação abaixo do esperado, variando principalmente entre 20 e 25 dias sem chuva. As exceções foram áreas do Litoral Sul e do Planalto Sul, que registraram entre 15 e 20 dias sem chuva, e regiões do Alto e Médio Vale do Itajaí, onde o período seco foi mais prolongado, variando entre 25 e 30 dias.
Quanto ao abastecimento público, aproximadamente 19 municípios relataram dificuldades para manter a demanda de água, devido, na maior parte dos casos, às dificuldades na captação do recurso.
Em relação à situação hidrológica, em março, nove estações apresentaram criticidade de nível em relação à estiagem, com registros em níveis de emergência e alerta, caracterizando um aumento em relação ao mês anterior.
Previsão para as próximas semanas
Nas próximas duas semanas, a tendência é de que as precipitações continuem a ocorrer de forma irregular em Santa Catarina, condição característica desta época do ano.
No período de 10 a 17 de abril são previstos temporais isolados, enquanto entre os dias 17 a 24/04, espera-se condições de tempo mais firme, calor e, eventualmente, também temporais isolados, porém com volumes abaixo do esperado em grande parte do estado.
No momento, o Pacífico Equatorial segue aquecendo rapidamente, mas mantém neutralidade do fenômeno El Niño, que deve permanecer assim até o início do inverno.
Sobre o Boletim Hidrometeorológico
O Boletim Hidrometeorológico Integrado é uma publicação online periódica das Secretarias de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC) e do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE). O documento reúne informações sobre as condições meteorológicas e hidrológicas do estado, além dos impactos no abastecimento de água dos municípios.
A próxima edição do boletim está prevista para 08 de maio.