Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Defesa Civil participa de treinamento para ações em desastres

Treinamento capacita agentes para ações em grandes desastres

Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC) participou do Disaster Victim Identification (DVI) um treinamento da Polícia Científica com a finalidade de apresentar fundamentos relacionados aos protocolos internacionais de atendimento pericial aos desastres em massa, com ênfase na metodologia de identificação de vítimas fatais adotada pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). O evento aconteceu nos dias 07 e 08 deste mês, na sede da Academia de Polícia Civil (Acadepol), no bairro Canasvieiras, em Florianópolis. 

Representou a SPDC, Antonio Edival Pereira, coordenador regional de Joinville, que avaliou o evento como um avanço para a integração das instituições e o atendimento à população. “A Polícia Científica faz parte do nosso grupo de respostas e ações coordenadas, é muito importante que a gente aprofunde o conhecimento sobre como coordenar as ações em grandes desastres. Essa técnica empregada integra várias agências, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, entre outros”, comentou. 

O treinamento teve como objetivos específicos, conceituar e classificar desastres em massa, capacitar o efetivo a atuar de modo coordenado com demais instituições em resposta a desastres por meio de Sistema de Comando de Operações. Apresentar a metodologia DVI Interpol para identificação das vítimas fatais e realizar atendimentos periciais sob condições adversas, com base em boas práticas internacionais.

Agora a região conta com três estações hidrológicas, São Domingos, Abelardo Luz e Xanxerê. Nas próximas semanas, a Defesa Civil deve concluir também a instalação da estação em Passos Maia e mais uma em Abelardo Luz.