Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Programa Defesa Civil na Escola é destaque em evento nacional 

Gerência de Educação da Secretaria e alunos do Programa Defesa Civil na Escola fizeram apresentações. 

Florianópolis sediou o V Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres (CBRRD), que ocorreu entre os dias 14 a 17 de outubro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento, organizado pela ABP-RRD, Udesc e UFSC e apoiado pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC), recebeu os mais renomados pesquisadores e profissionais do Brasil para debater medidas de prevenção e redução de danos em situações climáticas extremas. Um dos destaques, foi a participação de alunos do Programa Defesa Civil na Escola (PDCE) de Indaial, que fizeram uma apresentação de estudos científicos realizados pelos próprios estudantes.

Ao todo, foram 16 projetos apresentados pelos alunos, todos previamente aprovados pelo Comitê Técnico-Científico do evento. Além dos trabalhos, os estudantes também produziram uma mostra com vários equipamentos importantes do universo da Proteção e Defesa Civil, como sensores e satélites. Regina Panceri, gerente de Educação e Pesquisa da Defesa Civil de Santa Catarina, exaltou a qualidade dos projetos apresentados pelos alunos, de acordo com ela “os trabalhos estavam impecáveis e todos dentro das normas técnicas necessárias para apresentação em ambiente acadêmico. São adolescentes de 12 a 15 anos produzindo ciência cidadã e se apresentando como gente grande para especialistas de todo o país”, destacou.

Além de acompanhar as apresentações escolares, a gerente também foi uma das palestrantes do terceiro dia de evento, com o tema “SC Resiliente: Saber para Proteger”, que destacou a importância da educação como pilar estratégico para fortalecer a cultura de prevenção e resiliência. Durante a palestra, Regina expôs as ações pedagógicas realizadas pela SPDC, desde capacitações, eventos, cursos, comitê técnico científico e, principalmente, o Programa Defesa Civil na Escola, iniciativa inovadora de Santa Catarina na disseminação de conhecimento nas escolas. “Participar do CBRRD foi uma experiência sem igual. É muito gratificante ver todo o trabalho que temos realizado na Defesa Civil e nas escolas catarinenses conquistando cada vez mais espaço no cenário nacional”, comentou Regina.

O Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres é realizado a cada dois anos, sempre em um estado diferente. O próximo, marcado para 2027, será na Bahia.

PCDE destaque nacional em educação de prevenção

Santa Catarina é o único do Brasil com um programa organizado que atua diretamente na educação. Criado em 2013 e tornado lei em 2021, o PDCE é referência em produção e disseminação de boa informação e conhecimento. O Programa abrange diversas ações para integração de alunos e professores aos assuntos relacionados à proteção da natureza, prevenção de desastres e instruções sobre como proceder em eventos climáticos extremos.

Atualmente, mais de 80 mil alunos e 2 mil professores estão fazendo os cursos do PCDE, que já formou 200 mil estudantes e 3 mil docentes no Estado. Os alunos, depois de concluírem o curso, passam a integrar o Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil (NEPDEC) e se tornam multiplicadores, ensinando aos mais novos tudo que aprenderam.

A gerente de Educação e Pesquisa da SPDC comentou que, diante do sucesso do Programa Escola na Defesa Civil no CBRRD, foi procurada por várias agências de proteção de outras Unidades da Federação. De acordo com ela, “Defesas Civis de vários estados nos procuraram querendo implantar nossa iniciativa nas suas regiões, isso é muito importante para criarmos, em nível nacional, uma cultura de proteção ambiental e cuidados em situações de emergência e desastres. Para alcançarmos este objetivo, são necessários programas pedagógicos eficientes que sejam tratados como políticas públicas permanentes”, finalizou.