Defesa Civil Estadual participa de simulado em Joinville

dsci4405

Integrantes do Departamento Estadual de Defesa Civil participaram na manhã de quarta-feira (1º), do primeiro simulado do Plano de Emergências de Transporte de Cargas e Produtos Perigosos da Serra Dona Francisca. Aproximadamente 70 pessoas e 15 instituições atuaram no trabalho de salvamento, contenção a incêndio, isolamento do produto químico e avaliação dos impactos ao meio ambiente. O acidente ocorreu na SC 301, quilômetro 84.

O simulado é resultado do plano de emergências desenvolvido pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) que visa, principalmente, a proteção à flora, à fauna e aos mananciais de onde provêm 70% do abastecimento de água potável de Joinville. "O objetivo deste trabalho é reunir todos os órgãos de resposta para atuar em operações mais complexas como as que envolvam produtos químicos", destaca o presidente da Fundema, Marcos Schoene.

A operação facilitou a compreensão de responsabilidades de cada entidade em caso de um acidente real e detectou algumas falhas na execução do trabalho como a comunicação entre as entidades. A coordenação de todo o trabalho foi desempenhada pelo comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários, Heitor Ribeiro Filho.

A ordem sequencial do acidente levou em consideração ações de comunicação, acionamento, avaliação do cenário emergencial, medidas de controle e ações de proteção meio ambiente conforme previsto no plano de emergências com produtos perigosos.

Fazem parte do plano: Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ); Policia Militar e Ambiental; Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer); Defesa Civil Municipal e Estadual; Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema); Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma); Departamento de Infraestrutura (Deinfra); Polícia Rodoviária Estadual (PRE); Companhia de Urbanização (Conurb); Companhia Águas de Joinville (CAJ); Serviço Móvel de Urgência (Samu); Comitê Cubatão Joinville (CCJ); Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema).

A transportadora de petróleo Rudipel participou como colaboradora. A empresa Planeta Ambiental foi contratada pela Fundema para desenvolver o plano.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação, Fundação Municipal do Meio Ambiente (Joinville)