Retrospectiva meteorológica SDC/SC: 06/2025 – Junho com chuvas frequentes e surto de tornados em SC
Meteorologista: Fernando Rafael
O mês de junho de 2025, assim como o mês anterior, foi marcado pela Neutralidade climática, sem influência dos fenômenos El Niño/La Niña. No entanto, diferentemente de Maio, Junho de 2025 foi marcado por episódios de chuva mais intensa e frequente, especialmente nas áreas mais próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, incluindo o Grande Oeste e o Planalto Sul Catarinense, onde os volumes ficaram bem acima da média histórica, com desvios médios entre +100 e +200 mm (acumulados superiores a 350/400 mm), como é possível observar na Figura 01.

Esse aumento considerável dos volumes de chuva em relação ao mês anterior estiveram associados a passagem frequente de sistemas frontais (frentes frias), sistemas de baixa pressão e ventos mais intensos em diferentes níveis da atmosfera. Esses fatores contribuíram para que ao menos parte das instabilidades registradas durante o mês estivessem associadas a episódios de tempo severo, com a formação de intensas tempestades, que produziram chuva intensa em curto espaço de tempo, fortes rajadas de vento e granizo. Esses eventos se distribuíram entre os dias 04 e 06/06, no dia 08/06 e entre os dias 22 e 23/06, sendo esse último o mais significativo.
Na tarde de quarta-feira (04/06), uma tempestade atingiu o município de São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste Catarinense, causando danos pontuais associados a fortes rajadas de vento. Em Lajeado Grande, na mesma região, uma nuvem funil (apresenta rotação, mas não toca o solo) foi registrada, mas sem registro de danos (Figura 2).


Algumas horas depois, o sistema composto por algumas tempestades severas alcançou o Meio-Oeste, causando mais danos, que estiveram associados principalmente a granizo de tamanho significativo (> 2 cm) e com acumulação em municípios como Ibiam, Videira e Fraiburgo (Figura 3).

Na madrugada do dia 08/06, tempestades severas voltaram a se formar pelo estado, atingindo principalmente municípios do Vale do Itajaí e da Grd. Florianópolis, como Florianópolis, Major Gercino, São João Batista, Dona Emma, Ibirama, Presidente Getúlio e Witmarsum, que registraram ocorrências associadas à destelhamentos, relacionadas principalmente à ocorrência de granizo.
Entre a noite do dia 22 e a madrugada do dia 23/06, um novo e amplo episódio de tempo severo foi registrado no estado. A passagem de uma intensa frente fria e a presença de outros ingredientes na atmosfera voltou a favorecer a formação de tempestades que produziram rajadas de vento acima de 100 km/h com a confirmação de pelo menos 6 tornados, além de frentes de rajada e microexplosões. Inicialmente, a Defesa Civil confirmou a ocorrência de um tornado em Passos Maia, no Oeste Catarinense (Figura 4).


Em levantamento posterior, realizado em colaboração com a Plataforma de Registros e Rede Voluntária de Observadores de Tempestades Severas (PREVOTS), mais ocorrências relacionadas à destelhamentos, danos na rede elétrica e vegetação foram atribuídas à formação de tornados. Os registros foram identificados nas cidades de Xavantina, Belmonte, Descanso, São José do Cerrito e Lages. Entre Belmonte e Descanso, especificamente, foi observado a ocorrência tanto de microexplosão quanto de tornado. Alguns depois, mais especificamente na madrugada do dia 29, uma tempestade severa atingiu o município de Campos Novos, no Meio-Oeste Catarinense, causando rajadas de vento acima de 100 km/h com registro de danos na comunidade de Boa Esperança (Figura 5).



Além de chuvas intensas e tempestades severas mais frequentes, Junho de 2025 também foi marcado por episódios mais frequentes de frio, marcando o início do inverno deste ano que foi mais típico. O mês apresentou desvios médios próximos de -1,0°C/-1,5°C em relação à média histórica pelo estado, com destaque para a massa de ar polar que atuou no meio do mês, favorecendo a ocorrência de geada ampla e temperaturas abaixo de zero, sobretudo no Planalto Sul, conforme é possível observar na tabela abaixo.

Na noite do dia 30/06, uma nova massa de ar frio foi responsável por favorecer a ocorrência do segundo episódio de precipitação invernal de SC em 2025, com registros de chuva congelada em pontos isolados de Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra, além de uma mistura de chuva congelada com alguns flocos de neve em Urubici (Figura 6).
