Centros Regionais da Defesa Civil SC estão em implantação nas regiões

Canoinhas 2

Cigerd Regional de Caninhas (Foto: Edson Antochescki Defesa Civil SC)

A secretaria de Estado da Defesa Civil está instalando 20 Centros Regionais em Santa Catarina. Atualmente, três estão prontos nos seguintes municípios: Maravilha, Joaçaba e Canoinhas. Outros dois estão sendo concluídos em Xanxerê e Concórdia. Depois de instalados, eles serão mobiliados.

Os próximos municípios que receberão as estruturas são: São Miguel do Oeste, Chapecó, Lages, Curitibanos, Criciúma e regiões Sul, Norte, Planalto Norte e Alto Vale.

Também chamados de Centro Regional Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd – Regional), eles são instalados em cada município sede da Coordenadoria Regional da Defesa Civil SC. O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, explica que eles serão a base das coordenadorias regionais. “Todos os centros estarão interligados conosco aqui em Florianópolis por meio de tecnologias. É mais agilidade para se comunicar com os município em caso de evento adverso, por exemplo”, comenta.

Para o gestor da pasta, isso facilita a gestão do evento. “Numa enchente, por exemplo, os principais agentes se reúnem lá no Cigerd Regional para gerenciar a crise e podem conversar conosco aqui no Cigerd em Florianópolis, por vídeo conferência “, complementa.

Cigerd Regional

Composto por nove módulos de ferro galvenizado e pintado, possuem cerca de 160 m2. Totalmente auto-suficientes, contam com gerador de energia capaz de manter o centro operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Conta também com garagem, depósito, recepção, sala do Coordenador Regional, sala de reunião, sala de situação, banheiro e cozinha.

Centros regionais 1

Estrutura interna do Cigerd Regional

Cigerd Florianópolis

O Cigerd está em construção em Florianópolis na Avenida Governador Ivo Silveira. O Cigerd busca integrar os esforços dos diversos setores e órgãos do Estado para o gerenciamento dos riscos e desastres e, com isso, reduzir os impactos na população em uma situação de eventos adversos.

A estrutura vai contar com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres.

Cigerd Florianópolis ( Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom)