Previsão para os próximos 5 dias (16/04)

Elaborado em: 16/04/2024 às 05:00 – N° 106/2024

Meteorologista: Fernando Rafael

TERÇA-FEIRA (16)

A terça-feira (16) já começa sob influência de uma frente fria, que chega ao estado pelo Extremo Oeste na madrugada e manhã e avança para as demais regiões no decorrer da tarde e noite, provocando temporais com chuva pontualmente intensa acompanhada de raios, rajadas de vento entre 50 e 75 km/h (pontualmente maiores) e eventual precipitação de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos, queda de galhos e árvores e dano a rede elétrica e permanece entre alto a muito alto para deslizamentos nas áreas mais afetadas pelas fortes chuvas nos últimos dias. Com a passagem do sistema, os ventos mudam de nordeste a noroeste para sul/sudoeste ao longo do dia na maioria das áreas. As temperaturas máximas variam entre 25 e 28°C no Litoral e Vale do Itajaí onde a instabilidade chega na segunda metade do dia e ficam mais baixas (20 a 26°C) nas demais regiões onde ela chega mais cedo. O mar permanece agitado nas áreas da Grd. Florianópolis ao Litoral Sul,  com ondas de nordeste/leste entre 2,0 m e 2,5 m com picos de até 3,0 m em alto mar. 

QUARTA-FEIRA (17)

Na quarta-feira (17) o avanço de uma massa de ar seco estabiliza o tempo em todas as regiões e o sol volta a predominar em todo estado, principalmente a partir da tarde. Entre a madrugada e manhã, ainda há condições para chuvas fracas no litoral. Com o ingresso do ar mais frio, as temperaturas entram em gradativo declínio, começando pelas áreas de divisa com o RS. Entretanto, as mínimas devem ser “invertidas”, ou seja, devem ser registradas no final do dia com marcas entre 5°C e 12°C entre o Meio-Oeste e o Planalto Sul, 8°C a 14°C no Extremo Oeste, Oeste, Planalto Norte, Alto Vale e Grd. Florianópolis serrana e de 15°C a 19°C nas demais regiões. Com relação às temperaturas máximas, elas variam entre 17°C e 24°C entre o Grande Oeste e os planaltos e de 24°C a 28°C nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí. O risco é baixo a moderado a partir do final do dia para ocorrências relacionadas à hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. O mar segue agitado com ondas de sul entre 2 e 2,5 m e pico de até 3 m em alto mar entre Florianópolis e o Litoral Sul. 

QUINTA-FEIRA (18)

Na quinta-feira (18), a massa de ar seco ganha força sobre o estado, favorecendo predomínio de sol e tempo firme em todas as regiões. Durante a madrugada, há condições para formação de nevoeiros/neblina em áreas próximas ao Rio Uruguai e em trechos do Vale do Itajaí e litoral, mas que dissipam rapidamente no início da manhã. No amanhecer, não descarta-se a formação de geada de forma localizada em locais de vale/baixada do Planalto Sul e Meio-Oeste, onde os termômetros devem variar entre 2°C e 7°C, com valores pontualmente próximos dos 0°C. Nas demais áreas, marcas entre 7°C e 15°C, com o litoral, incluindo o Baixo e Médio Vale do Itajaí registrando os maiores valores. O risco é baixo a moderado entre a madrugada e o início da manhã para ocorrências relacionadas à hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Durante a tarde, o predomínio de sol favorece a elevação gradual das temperaturas com marcas entre 22 e 26°C no Extremo Oeste e Oeste, Litoral Sul, Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e Litoral Norte e de 16°C a 22°C nas áreas de maior altitude.

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a sexta-feira (19) e o sábado (20), o tempo permanece firme em todas as regiões catarinenses sob influência da massa de ar seco, que continua mantendo as temperaturas mais amenas. As mínimas no amanhecer ficam em torno dos 10°C/12°C em boa parte do estado e abaixo dos 5°C em trechos da Serra e do Meio-Oeste, especialmente na sexta (19).