Previsão para os próximos 5 dias (16/08)

Elaborado em: 16/08/2025 às 05:00 – N° 228/2025
Meteorologista: Fernando Rafael
SÁBADO (16)
No sábado (16), a circulação marítima (transporte de umidade do mar em direção ao continente) mantém a maior variação de nebulosidade na metade leste de SC. Há condições para chuvas fracas entre a Serra, Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, especialmente entre a madrugada e manhã. Nas demais regiões, o tempo permanece firme. O mar permanece agitado, com ondas entre 2,0m e 2,5m, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. O risco permanece baixo para ocorrências associadas à agitação marítima. Depois de um amanhecer com marcas entre 7°C e 13°C na maioria das áreas, esquenta um pouco mais durante a tarde. No Grande Oeste, as máximas chegam aos 27°C. Nas demais regiões, os termômetros variam entre 13 e 22°C.
DOMINGO (17)
No domingo (17), o dia ainda começa com a formação de nevoeiros pelo estado, além da maior nebulosidade na metade leste de SC, mas ao longo do dia tendem a se dissipar e o sol predomina entre poucas nuvens em todo o estado. As temperaturas continuam subindo gradativamente. As mínimas ficam entre 6 e 10°C no Meio-Oeste e nos planaltos e variam entre 9 e 14°C nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 27°C no Oeste, 24°C no Litoral Sul e variam entre 18 e 23°C nas demais áreas. Apesar da possibilidade pequena, não se descarta a ocorrência de pancadas isoladas de chuva entre o Litoral Sul e Planalto Sul, especialmente à tarde, mas sem oferecer risco para ocorrências associadas.
SEGUNDA-FEIRA (18)
Na segunda-feira (18), há condições favoráveis para formação de nevoeiros entre o Meio-Oeste e litoral, que dissipam ao longo da manhã. No entanto, a circulação marítima contribui para ocorrência de chuvas fracas intercaladas por períodos de sol em todo litoral e Vale do Itajaí. Nas áreas de divisa com o RS, a nebulosidade também aumenta ao longo do dia, em função do aprofundamento de uma área de baixa pressão, não se descartando a ocorrência de pancadas rápidas de chuva. O risco é baixo para ocorrências associadas. No amanhecer, as temperaturas seguem semelhantes às registradas no dia anterior. Durante à tarde, as temperaturas ficam ainda mais altas no Oeste, com marcas de até 30/31°C. Nas áreas serranas entre a Grd. Florianópolis e o Planalto Sul, os termômetros não passam dos 13°C/15°C.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Entre terça-feira (19) e a quarta-feira (20), a formação de uma área de baixa pressão entre o RS e Uruguai e de uma nova frente fria voltam a desestabilizar a atmosfera, contribuindo para o desenvolvimento de temporais isolados pelo estado com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.
