Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Previsão para os próximos 5 dias (20/09)

Elaborado em: 20/09/2025 às 05:00 – N° 263/2025

Meteorologista: Francine Sacco

SÁBADO (20)

Sábado (20) com predomínio de sol e calor em SC. A formação de uma nova frente fria no RS, concentra a instabilidade no estado vizinho e mantém o vento predominante de norte em SC, o que favorece a rápida elevação das temperaturas (condição pré-frontal). As máximas à tarde chegam aos 30°C na maioria das regiões, podendo chegar até os 33°C no Extremo Oeste e Litoral Norte. No decorrer da tarde, todo esse calor combinado a umidade disponível, favorecem para a ocorrência de temporais bem isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em boa parte do estado, mas em especial do Grande Oeste ao Litoral Sul ao longo das horas. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos.

DOMINGO (21)

No domingo (21), a frente fria chega a SC, provocando temporais acompanhados por raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva intensa, que começam pelas áreas de divisa com o RS entre a madrugada e o amanhecer e se estendem para as demais regiões no decorrer do dia. O risco é ALTO a pontualmente MUITO ALTO para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos. O dia começa abafado, com temperaturas acima dos 20°C em grande parte do estado e à tarde superam os 30°C no Vale do Itajaí e Litoral Norte. O vento sopra de norte a noroeste, com velocidade média entre 30 e 50km/h e rajadas que superam 70km/h, com risco alto para ocorrências associadas. 

SEGUNDA-FEIRA (22)

A segunda-feira (22) ainda começa sob influência da frente fria, que mantém a condição para chuva e temporais entre a madrugada e manhã, principalmente do centro ao leste do estado, onde o risco ainda é ALTO para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos. No decorrer da tarde, a frente fria se afasta do estado e o tempo estabiliza gradativamente a começar pelo Extremo Oeste. Na retaguarda da frente fria, avança uma intensa massa de ar seco e frio que além de estabilizar o tempo declina bruscamente as temperaturas, resultando em risco baixo a moderadora para ocorrências associadas ao agravamento de doenças cardiorespiratórias e hipotermia. O mar fica agitado com ondas de sul entre 2,0 e 2,5m e picos de 3,0m com risco moderado para atividades de pesca e navegação.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a terça (23) e a quarta-feira (24), a massa de ar seco e frio mantém o tempo firme em todas as regiões catarinenses, com temperaturas baixas nas madrugadas e amanheceres, com condições favoráveis para geada no oeste, planaltos, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana. Durante as tardes, com o predomínio do sol, as temperaturas ficam amenas.