Semana começa com temporais isolados, calor e risco de vendavais em Santa Catarina
Proteção e Defesa Civil alerta para a combinação de altas temperaturas, temporais isolados e formação de ciclone extratropical no fim de semana, que pode provocar ventos fortes e ressaca no Litoral – Foto: Roberto Zacarias/SECOM
A atuação de áreas de baixa pressão mantém o tempo instável em Santa Catarina no início desta semana, com previsão de pancadas de chuva e temporais isolados em diversas regiões. As temperaturas seguem elevadas nos primeiros dias, mas o cenário muda a partir de sexta-feira (07), com a formação de ciclone extratropical em alto mar, trazendo ventos intensos, agitação marítima e risco de ressaca no fim de semana.
As chuvas e os temporais isolados começaram nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul e avançam, ao longo desta segunda-feira (03), para o Vale do Itajaí, Planaltos e Litoral. Entre o Extremo Oeste e Oeste, a chuva ocorre de forma mais isolada e intercalada por períodos de melhorias.
Entre terça (04) e quinta-feira (06), as instabilidades diminuem, entretanto, por conta do aumento das temperaturas e a disponibilidade de umidade, ainda há chance de temporais isolados entre as tardes e noites no interior do estado. Já no Litoral, a circulação marítima mantém as condições para chuva fraca e isolada ao longo dos dias.
Além disso, conforme a baixa pressão se desloca para o mar, o vento de quadrante sul ganha força na costa, com rajadas de vento entre 40 e 60 km/h. A intensificação dos ventos favorece a agitação marítima, com ondas de sudeste entre 2,0 m e 3,0 m, especialmente, entre as tardes de quarta (05) e quinta-feira.
Já as temperaturas permanecem elevadas entre esta segunda e terça-feira, com máximas entre 25°C e 28°C na maior parte de Santa Catarina e próximas de 30°C no Oeste. Na quarta-feira (05), o calor se intensifica no leste do estado, e os termômetros podem atingir entre 28°C e 34°C no Litoral. A partir de quinta, com o retorno das instabilidades, as temperaturas voltam a diminuir gradualmente em todas as regiões.
A diminuição das temperaturas está ligada a um novo sistema de baixa pressão e a posterior formação de um ciclone extratropical em alto mar que voltam a deixar o tempo instável a partir de sexta-feira. O sistema deve provocar temporais, vendavais e agitação marítima. As instabilidades começam a se desenvolver no Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul entre a madrugada e a manhã, avançando para a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí, os Planaltos e o Litoral Norte até o fim do dia.
A formação do ciclone extratropical em alto mar, principalmente no sábado (08), intensifica o vento sul, com velocidade média entre 30 e 40 km/h e rajadas entre 70 e 90 km/h, especialmente no litoral e áreas próximas. Essa condição deixa o mar muito agitado e com risco para ressaca ao longo do final de semana. As ondas variam entre 2,5 e 3,5 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis e até 2,5 m no Litoral Norte.
A SPDC reforça que os horários e as áreas de atuação dos fenômenos dependem do deslocamento e da intensidade do sistema, e recomenda atenção às atualizações diárias dos boletins e avisos meteorológicos oficiais.