Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Previsão para os próximos 5 dias (05/11)

Elaborado em: 05/11/2025 às 05:00 – N° 309/2025

Meteorologistas: Fernando Rafael / Eduardo Cho-Luck

QUARTA-FEIRA (05)

Quarta-feira (05) com presença de sol entre nuvens em SC. À tarde, com a passagem de uma frente fria pelo Oceano, há condições de pancadas de chuva e temporais isolados acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo, especialmente no leste do estado, com risco baixo a moderado para destelhamentos, danos à rede elétrica e alagamentos pontuais. Antes das instabilidades, as temperaturas variam entre 30°C e 35°C no Litoral e parte do Vale do Itajaí e ficam próximas dos 30°C no Oeste. A partir da tarde, o vento vira para sul com rajadas entre 60 e 70 km/h, favorecendo redução das temperaturas e deixando o mar mais agitado, com ondas de sul variando entre 2,5 a 3 m e picos de 3,5 m, risco de ressaca e condições favoráveis para ocorrência de alagamentos costeiros.

QUINTA-FEIRA (06)

Na quinta-feira (06), predomínio de tempo firme na maior parte de SC, com poucas nuvens e condições de chuva fraca e passageira no litoral. A partir da noite, com a influência de uma área de baixa pressão, há condições para temporais isolados no Grande Oeste e áreas de divisa com o RS, com risco baixo para ocorrências associadas. No amanhecer, nas regiões de serra, as mínimas chegam a 5°C, nas demais áreas, temperaturas variando entre 12 e 17°C. À tarde as temperaturas sobem, se aproximando dos 30°C no Grande Oeste e variando entre 20°C e 25°C nas demais regiões. Os ventos ocorrem de forma mais intensa no litoral, com rajadas de 50 a 70 km/h, predominantemente de sul. O mar segue agitado, com ondas de sul entre 2,0 e 2,5m ainda com condições favoráveis para alagamentos costeiros.

SEXTA-FEIRA (07)

Na sexta-feira (07), a intensificação de uma área de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera dará origem a uma intensa frente fria e a um Ciclone Extratropical sobre o mar, desestabilizando a atmosfera em todas as regiões catarinenses, com a formação de temporais com raios, vendavais, chuva intensa e granizo, oferecendo risco alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas. As instabilidades já devem atuar sobre parte do estado, principalmente áreas de divisa com o RS entre a madrugada e manhã, mas passam a se intensificar entre a tarde e à noite quando o risco para temporais aumenta em todas as regiões, especialmente entre o Grande Oeste e o norte do estado. O mar permanece agitado com ondas de direção sul/sudeste entre 1,5 m e 2,5 m.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No sábado (08), a frente fria se afasta do estado, mas o giro do ciclone sobre o mar desloca umidade, mantendo o tempo instável com muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia. Vento moderado a forte de sul, com rajadas que podem superar os 80 km/h, especialmente no Litoral e áreas serranas. No domingo (09), predomínio de tempo firme em grande parte do estado, exceto no litoral, onde ainda haverá condições para chuvas fracas passageiras. As temperaturas diminuem em toda SC, com máximas não passando dos 25°C.