Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Seminários Mesorregionais capacitam municípios catarinenses para resposta a desastres

Encontros percorrem o estado e preparam municípios para o 2º Simulado Geral de Gestão de Desastres, previsto para início de 2026 – Foto: Divulgação/SPDC

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC) promove, ao longo dos meses de novembro e dezembro, os Seminários Mesorregionais de Gestão de Desastres, em diferentes regiões do estado. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a capacidade de resposta e a preparação de equipes municipais diante de situações de emergência, ampliando a integração entre Estado e municípios.

Durante os seminários, são apresentadas palestras técnicas e painéis que abordam temas como a avaliação pós-ação do 1º Simulado Geral, monitoramento e emissão de alertas, decretos de situação de emergência, itens de assistência humanitária, produtos perigosos e as orientações iniciais para o 2º Simulado Geral de Gestão de Desastres de Santa Catarina. Além das palestras, os participantes podem esclarecer dúvidas operacionais e aprimorar o planejamento local nas mesas de atendimento.

Os eventos percorrem diferentes mesorregiões catarineses, reunindo gestores, coordenadores e agentes de Proteção e Defesa Civil municipais e regionais, além de prefeitos e representantes dos municípios de cada região. Até agora, já foram realizadas etapas em Maravilha (11/11), Concórdia (12/11) e Lages (13/11). Os próximos encontros ocorrerão em Florianópolis no dia 19 de novembro, em Joinville no dia 3 de dezembro e em Blumenau em 9 de dezembro. Ao todo, 611 pessoas estão inscritas, abrangendo todas as Coordenadorias Regionais de Defesa Civil Estadual.

Para o Gerente de Operações da SPDC, Cel BM Aldrin de Souza, a circulação dos seminários pelo estado reforça o compromisso da Secretaria com a capacitação municipal. Segundo ele, a iniciativa, além de aprimorar a articulação das ações de preparação e resposta a desastres, fortalece a cooperação entre Estado e municípios e, por consequência, eleva a capacidade de todo o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil para atuar em eventos de grande magnitude.

2º Simulado Geral de Gestão de Desastres

Os Seminários Mesorregionais de Gestão de Desastres fazem parte da preparação para o 2º Simulado Geral de Gestão de Desastres de Santa Catarina, previsto para 1º de março de 2026. A próxima edição deverá envolver todos os municípios do estado, com o objetivo de testar protocolos, avaliar fluxos de comunicação e aperfeiçoar a capacidade de resposta a desastres.

A preparação ganha ainda mais relevância após os resultados do 1º Simulado Geral, realizado em maio de 2025. Considerado o maior já promovido pelo Estado e inédito no Brasil, o exercício mobilizou diretamente 239 municípios e se tornou referência para o aprimoramento do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Nesta nova edição, o exercício deverá incorporar novas estratégias, ampliar a participação das escolas e adotar protocolos intersetoriais envolvendo áreas como saúde, assistência social e educação. Com essa integração, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reafirma seu papel de coordenar, orientar e fortalecer o sistema de gestão de riscos e desastres, garantindo mais segurança para todos os catarinenses.